Todo consumidor pode e deve saber que ingredientes fazem parte da receita, como é o processo de fabricação, de transporte, armazenamento. São itens de segurança alimentar. Mas será que isso significa que o ideal é literalmente ver os alimentos dentro das embalagens? Não necessariamente.

 

O poder da luz

A ação da luz é capaz de afetar as propriedades dos alimentos e bebidas. Ela pode provocar alterações nos nutrientes, cor, textura e mesmo sabor. Isso significa que, na prática, o melhor é que eles fiquem protegidos dela – mesmo que isso signifique você não possa vê-lo.

A embalagem cartonada

As embalagens longa vida são, muitas vezes, criticadas por não serem transparentes. Mas agora você já sabe: elas são assim de propósito, para o bem dos alimentos que elas protegem. Veja abaixo:

 

Confira em detalhes as seis camadas de materiais que compõem a embalagem cartonada da Tetra Pak

Na sua composição, estão seis camadas intercaladas de papel-cartão, polietileno e alumínio. Essa camada de alumínio é oito vezes mais fina que um fio de cabelo humano e existe exatamente para impedir o contato dos produtos com a luz. Já o papel cartão e o polietileno servem para impermeabilizar, dar firmeza e facilitar a impressão dos rótulos.

Tecnologia para mais segurança alimentar

Além da estrutura da embalagens, há outros dois fatores que contribuem para que os alimentos e bebidas que vêm em caixinhas sejam nutritivos e seguros: o envase asséptico e os tratamentos térmicos – a pasteurização e a ultrapasteurização. Com isso, os alimentos não têm o risco de contaminação por bactérias e outros micro-organismos.

É por isso que, antes de as caixinhas serem abertas, os produtos podem durar até 120 dias fora da geladeira. Com a proteção completa das embalagens e o tratamento dos alimentos, eles possuem longa vida nas prateleiras – sem a necessidade do uso de conservantes.

 


Para saber mais

Tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia das bebidas em caixinha

UHT, o que é isso mesmo?