Muitas vezes as siglas passam despercebidas por nossos olhos, tão acostumados que já estamos com elas. Porém elas podem ter grande importância na hora de escolher os alimentos que vamos consumir. UHT é uma sigla em inglês para Ultra High Temperature, que significa Temperatura Ultra Alta, que também é conhecida por Ultrapasteurização.

O tratamento UHT é um processo térmico para preservar o leite líquido. O leite é homogeneizado e submetido a uma temperatura de 130 a 150º C durante curtíssimo período de tempo, de 2 a 4 segundos, e imediatamente resfriado a uma temperatura inferior a 32ºC.

A alta temperatura elimina as bactérias, com isso as propriedades do leite são   preservadas sem a necessidade de refrigeração ou qualquer tipo de conservante, daí o nome longa vida. Se a embalagem for asséptica, ou seja, que protege o alimento de microorganismos, o leite pode ser armazenado por meses em temperatura ambiente. Depois de aberto, o recomendável é que o produto seja armazenado na geladeira e consumido em até três dias.