Fique atento quando for ao supermercado. A partir de agora, você encontrará novas informações nas embalagens de alimentos e bebidas. A mudança, que passou a valer no último domingo (09/10), veio por um bom motivo!
A determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem como principal objetivo tornar ainda mais claras as informações presentes nos rótulos. Os consumidores poderão escolher seus produtos munidos de mais detalhes nutricionais, já que muitas informações que costumavam estar escritas de maneira discreta passam a ficar mais visíveis.
Na prática, a principal mudança será um adesivo com o desenho de uma lupa estampado na parte frontal da embalagem, informando que o teor de açúcar, sódio ou gordura trans está acima do recomendado pela Anvisa a cada 100g ou 100ml. Poderão estar destacados até 3 desses fatores, que ingeridos em excesso podem causar doenças crônicas como diabetes e obesidade. Caso o produto não receba este selo, é porque não há algum desses teores nutricionais considerados em alta quantidade.
A outra alteração ocorrerá na tabela nutricional. Aquela tabelinha presente em todas as embalagens que, por ser um pouco confusa e pequena, acaba passando despercebida, mas que é extremamente importante para termos conhecimento do que estamos ingerindo. A nova lei determina que a tabela tenha uma nova formatação visual para facilitar o entendimento do consumidor ao analisá-la. E também contará com mais informações nutricionais, além das já presentes como valor energético(calorias), carboidratos e proteínas.
Países como Canadá, México, Peru e Uruguai já adotaram medidas parecidas. A estratégia implantada no Brasil é a mesma utilizada no Chile, onde foi considerada um sucesso, sendo responsável pela mudança de hábitos alimentares de parte da população do país, além de fazer alguns fabricantes alterarem suas fórmulas visando uma produção menos nociva à saúde, segundo pesquisa realizada pela Universidade do Chile publicada em 2018.
Claro que isso é apenas uma parte na busca de uma dieta mais saudável, a alteração na rotulagem vem para alertar, mas a mudança nos hábitos acontece por parte de cada um. Devemos buscar informações sobre nutrição, procurar ajuda de profissionais da área e praticar atividades físicas para termos uma vida mais leve e sadia.
Fontes