Nutrição Prática & Saudável

#comosefaz: creme de leite

O creme de leite é um verdadeiro coringa na cozinha – parte importante de receitas doces e salgadas, ele está presente do café da manhã às refeições principais e sobremesas. Ele é um derivado do leite de vaca preparado, comercialmente, por separação centrífuga entre a parte lipídica, menos densa, e o leite desnatado. Há diferentes preparações do creme de leite, com diferentes percentuais de gordura e consequentes variações na consistência do creme. Por isso, é importante conhecer mais sobre ele para aprender a preparar melhor seus pratos.

Para saber detalhes sobre a fabricação do creme de leite, conversamos com Pedro Gonçalves, Diretor de Marketing de Sistema de Processamentos da Tetra Pak nas Américas.

Creme de leite caseiro

Na prática, preparar o creme de leite em casa é bastante trabalhoso. São necessários pelo menos 2 litros de leite para que se obtenha a quantidade de nata ideal para preparar cerca de 480 gramas de creme de leite. A validade dele é bem menor, sendo necessário refrigerar e consumir rapidamente o produto.

O caseiro pode ser feito com leites não homogeneizados ou crus – mas é importante lembrar que a legislação brasileira não permite a venda direta de leite e derivados crus, pois eles podem conter diversas bactérias nocivas à saúde. Por isso, o mais prático e seguro é optar pelas variações disponíveis no mercado.

Creme de leite pasteurizado

Embora muitas vezes seja vendido como “fresco”, você já sabe que, tecnicamente, esse produto não é literalmente fresco, pois precisa passar pelo processo de pasteurização. Nele, “o produto é aquecido a 90ºC, aproximadamente. Assim, sua validade nas prateleiras dos mercados é de aproximadamente 1 semana ou um pouco mais, se estiver refrigerado”, explica Pedro. “E tudo isso dependendo da qualidade do leite e de outros fatores, como o transporte – se o produto ficar fora do carro refrigerado, por exemplo, algumas bactérias voltam a  se reproduzir e irão degradar o produto”.

Essa variação costuma ter um percentual de gordura maior, o que o torna mais adequado para a preparação de produtos como o chantilly.

Creme de leite em caixinha (UHT)

Nessa versão, “o creme de leite é aquecido a uma temperatura bem maior: 140 a 145ºC, capaz de matar todas as bactérias nocivas à saúde”, esclarece o especialista. Clique aqui para saber mais. “Por isso, ele chega a durar até 6 meses nas prateleiras, sem necessidade de refrigeração – o que, aliás, economiza no consumo de energia”. Também não precisa de preservantes.

Com uma duração tão mais vantajosa, pode ser que, ao longo do tempo, ocorra a separação da gordura presente naturalmente no creme de leite – algo que aconteceria também com o creme de leite pasteurizado, se ele não se estragasse antes. Para evitar que isso ocorra, são adicionados alguns estabilizantes ao produto.

Estabilizantes – a palavra pode assustar, mas não deveria. “Os estabilizantes são substâncias regulamentadas pelos órgãos fiscalizadores e sempre adicionadas em quantidades pequenas que não fazem mal  à saúde”, reforça Pedro. Inclusive, boa parte dos estabilizantes utilizados nos cremes de leite são extraídos de algas marinhas, como a carragena e o alginato, ou do próprio leite, como a caseína. Isso é resultado de muitos anos de pesquisas científicas.

O creme de leite em caixinha também possui menores teores de gorduras, o que o torna uma boa opção para quem está de olho nesses índices – e, embora não vire um chantilly perfeito, ele é adequado a uma infinidade de outras receitas culinárias.

Dieta saudável

Mas se o creme de leite é feito, basicamente, de gordura, ele é saudável?

A resposta está em uma alimentação equilibrada! Tudo dependerá da quantidade consumida e da variedade de alimentos que você ingere todos os dias. Dessa maneira, não será preciso abdicar para sempre de estrogonofe, bolos, omeletes, quiches, mousses e outras delícias que podem ser preparadas com o ingrediente. Os valores nutricionais podem variar de acordo com cada marca e produto, mas você pode ter uma ideia geral por esses dados da TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos:

NUTRIENTE QUANTIDADE % VD*
Valor energético 221.5kcal=930 11%
Carboidratos 4,5g 2%
Proteínas 1,5g 2%
Gorduras saturadas 11,8g 54%
Gorduras monoinsaturadas 5,1g
Gorduras poli-insaturadas 0,5g
Cálcio 82,7mg 8%
Vitamina A 127,7ug 21%
Manganês 0,0mg 0%
Magnésio 7,5mg 3%
Colesterol 66,3mg
Lipídios 22,5g
Fósforo 118,5mg 17%
Ferro 0,3mg 2%
Potássio 118,7mg
Cobre 0,0ug 0%
Zinco 0,3mg 4%
Riboflavina B2 0,1mg 8%
Sódio 51,7mg 2%

* % Valores diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades.

Economia na cozinha

Além de evitar o desperdício de energia elétrica, por não precisar de refrigeração, o creme de leite em caixinha vem em porções ideais para consumo, o que reduz sobras e descartes. Além disso, as embalagens longa vida são totalmente  recicláveis – é só separá-las para a coleta seletiva e procurar o ponto de entrega voluntária ou cooperativa mais próximos de você no Rota da Reciclagem.


 

Fontes consultadas:

Tabela nutricional
Revista Food Ingredients Brasil
Prato fundo
Ciência do leite