Como comemorar o Dia do Hambúrguer com o grão-de-bico!

Antes de passar de fato à receita, vamos fazer uma viagem no tempo e entender de onde vem o hambúrguer?

Reza a lenda de que este alimento que todos nós conhecemos hoje como um bom companheiro de finais de semana, surgiu lá na região de Hamburgo, na Alemanha – daí o nome, né? Isso aconteceu lá por volta do século XVII, chegando primeiro como um bolinho de carne moída frita.

Viajando alguns séculos adiante, quando a imigração de alemães aos Estados Unidos se tornou mais frequente, a receita viajou também e ganhou espaço porque os trabalhadores, na época auge da produção industrial, precisavam de refeições rápidas e nutritivas.

Não se sabe exatamente quem foi a pessoa genial que inventou de incluir as fatias de pão e outros ingredientes, mas, sem sombra de dúvidas, ela influenciou bastante a cultura mundial a partir dessa ideia. A partir do início do século XX, com a fundação das primeiras redes de fast-food, a refeição se popularizou a ponto até de ser diretamente relacionada à culinária estadunidense

Grão da saúde

Ah, mas hoje a ideia é comemorar a data cozinhando o seu próprio hambúrguer – e com uma opção mais saudável e leve.

Já falamos bastante aqui no blog da importância das leguminosas para a saúde. O grão-de-bico faz parte deste grupo junto com o feijão, a ervilha, a lentilha e a soja. E ele tem alguns benefícios especiais por ser rico em fibras e em proteínas. As fibras do grão-de-bico podem auxiliar no funcionamento do intestino e ajudar a dar uma sensação de saciedade, mas, além disso, ele pode também ajudar a melhorar o humor, já que possui triptofano, substância importante para dormir melhor e proporcionar bem-estar.

Agora, enfim: a receita!

Ingredientes:

  • 1 xícara de grão-de-bico cozido – pode aproveitar para usar os de caixinha, já prontinhos para consumo;
  • ½ cebola picada;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 xícara de flocos de aveia;
  • 1 ovo;
  • Sal à gosto;
  • Pimenta e demais temperos à gosto.

 

Modo de preparo:

Processe o grão-de-bico, a cebola e o alho e coloque a mistura em uma tigela. Junte os flocos de aveia e o ovo e vá misturando e adicionando os temperos. Se achar que a mistura ficou muito líquida e não ganhou corpo, adicione mais farinha até encontrar uma consistência boa para conseguir moldar. Por fim, faça os hambúrgueres na mão ou usando formas e leve ao forno pré-aquecido. Eles devem ficar entre 30 e 40 minutos no total, trocando de lado na metade deste tempo e sendo retirados quando estiverem dourados dos dois lados.

Para mais…

Quer saber que outra receita você pode fazer com o grão-de-bico em caixinha? Tem um spaghetti com almôndegas de grão-de-bico lá no canal do Tastemade BR que é uma delícia. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=9wxqqUTNF7w.

E se preferir uma refeição mais quentinha, também temos aqui no blog a receita de sopa de grão-de-bico, perfeita para um clima mais friozinho!

 

Fontes:

Revista Superinteressante – “Uma breve história do hambúrguer