O grupo de alimentos das leguminosas é dos mais saudáveis à saúde. Pertencem a ele o feijão, a lentilha, a ervilha, a soja e também o grão-de-bico, tema deste post. De acordo com a nutricionista Juliana Tomandl Fontes, esse alimento é super rico em fibras, que auxiliam no funcionamento intestinal. O grão-de-bico também diminui a absorção de açúcar e de gordura no sangue, sendo ideal para ser consumido pelos que precisam controlar a glicemia, como os portadores de diabetes, e também por quem tem colesterol ou mesmo triglicérides elevado.

A leguminosa também atua na sensação de bem-estar já que possui triptofano, ideal para aqueles dias que estamos meio “pra baixo”. E os benefícios continuam: pela quantidade de fibra que possui quem come o grão acaba ficando saciado por um bom tempo, sendo ótimo para quem busca o emagrecimento, explica a nutricionista.

O consumo ideal é de três a quatro colheres de sopa.

Fique atento
Por ser um alimento que fermenta o intestino, o grão-de-bico pode causar gases. O ideal é evitar ou comer poucas quantidades para quem tem propensão a esse tipo de desconforto. Ele também não deve ser consumido por quem possui diverticulite, uma doença intestinal.

Fonte entrevistada: Juliana Tomandl Fontes, nutricionista. Site www.entrelegumeseverduras.com.br