Se tem pelo menos uma coisa que liga as praias cariocas aos pampas gaúchos, essa coisa é a erva mate. O chá feito da erva é conhecido tanto pela cuia de chimarrão como pelos vendedores da bebida refrescante no Rio de Janeiro.

Saudável, energizante e saboroso, o chá mate é uma bebida completa. E, agora, com as temperaturas mais quentes do final do ano, o seu lado refrescante deve ganhar ainda mais relevância pelo Brasil.

Mas não é só por causa do verão que o chá mate deve ganhar o gosto do consumidor. A nova linha da Mate e Tal, com embalagens longa vida e sem adição de conservantes, permite levar a bebida de puro mate para mais cantos do país e manter seu gosto característico.

Cuidado orgânico

Com um erval localizado no interior do Paraná, a Mate e Tal tem uma produção de mate orgânico desde 1983 – uma época em que produtos orgânicos nem tinham toda essa importância que têm hoje.

“Nós plantamos, secamos a erva com um sistema próprio e em temperaturas mais baixas, com tempo de secagem maior para não interferir no gosto. E também não utilizamos facão, mas uma tesoura elétrica que não agride as plantas”, conta a diretora da marca, Paola Ceni.

Depois da colheita, a erva se transforma no pó, que é o extrato do mate e depois nas bebidas que vemos nas prateleiras dos supermercados. Mesmo na hora do envase, nenhum tipo de conservante ou aromatizante é adicionado. “Todos os parceiros na cadeia de processamento e envasamento têm certificações que ajudam a garantir a qualidade do puro mate no produto final. Isso dá um sabor bem característico à bebida”, explica a diretora da Mate e Tal.

Agora em qualquer lugar

“Os maiores consumidores de mate no Brasil são Curitiba e Rio de Janeiro, mas é possível criar este hábito também em outros lugares”, conta Paola. “Trabalhar com as embalagens longa vida Tetra Pak permite manter as vitaminas, estender a validade do produto e o fluxo de transporte, podendo chegar em cada vez mais pessoas”, completa.

A marca já está disponível em lojas de produtos naturais e supermercados em Brasília (DF), Curitiba (PR), Rio de Janeiro e São Paulo. Agora, ampliam a presença também para as cidades de Natal (RN) e Fortaleza (CE) e para o interior de São Paulo.

Benefícios do mate

Conhecido como um “energético natural”, o mate é criado a partir de ervas e leva em sua composição uma série de nutrientes, vitaminas e substâncias que são benéficas para o nosso corpo. “Os gaúchos que trabalham no campo, normalmente, tomam o chimarrão pela manhã e vão fazer o seu trabalho. Tiram leite da vaca, fazem a plantação e só depois voltam para tomar o café da manhã. Para você ver o quão nutritivo é o chimarrão!”, conta Paola, diretora da Mate e Tal.

Este é apenas um exemplo de como o mate pode ser uma boa recomendação para introduzirmos no nosso dia a dia. E tem muito mais! Seu poder antioxidante é superior até ao do chá verde, segundo pesquisa da Nutrition Journal.

Contendo menos cafeína do que bebidas à base de café, a erva-mate age de maneira mais equilibrada no organismo. Ela também ajuda a aumentar os níveis de energia e de foco mental, e pode também contribuir para melhorar o sistema imunológico. Isso porque contém compostos naturais com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

E aí, quem vai aproveitar o verão para adicionar uma caixinha de mate logo no início do seu dia?