Se você não sabe o que é envase asséptico, é porque ele funcionou. Esta é uma tecnologia que faz parte do dia a dia da indústria de alimentos e bebidas, desenvolvida para garantir a segurança dos produtos. Existem muitas técnicas diferentes para envasar – isto é, inserir nas embalagens – um alimento ou bebida. A Tetra Pak, por exemplo, não é apenas a fabricante das famosas caixinhas cartonadas, mas também uma empresa que atua no desenvolvimento de soluções para o envase.

As máquinas criadas para realizar o envase asséptico são fruto de investimento em Pesquisa & Desenvolvimento. Hoje em dia, existem equipamentos capazes de realizar a própria limpeza sozinhos, automaticamente, com proteção ultravioleta e que funcionam de modo automatizado, de modo que os alimentos e bebidas não passam por contato humano.

“O leite é bom exemplo prático”, afirma a nutricionista Carolina Pimentel. “Antigamente, as pessoas morriam por causa da bebida contaminada. Com o tratamento térmico e o envase asséptico, a segurança aumentou. Os micro-organismos nocivos que possam estar presentes são eliminados com o tratamento térmico, resultando em uma bebida livre de contaminações”.

Mas e as propriedades nutricionais dos alimentos?

A tecnologia tem uma resposta também para uma das preocupações mais frequentes nas pessoas. “Existem nutrientes que são sensíveis ao calor, como as vitaminas C e do complexo B”, explica Carolina. Com isso, o processo de tratamento que elimina contaminantes pode também gerar uma perda de nutrientes. “Contudo, esses nutrientes podem ser devolvidos aos alimentos. Ao observar os rótulos dos produtos, o consumidor encontra informações como ‘mais proteína’, ou ‘mais cálcio’, por exemplo, que são indicativos de que a formulação daquele produto foi melhorada a fim de oferecer mais benefícios nutricionais ao consumidor”.

No caso dos alimentos envasados assepticamente em embalagens longa vida, há outra questão que vale a pena destacar: graças à tecnologia do envase e às camadas de proteção da embalagem, os alimentos ficam protegidos e preservados até mesmo sem o acréscimo de conservantes à receita.

Além disso, outro benefício importante do envase asséptico é a redução do desperdício. Os equipamentos são constantemente melhorados para ampliar sua eficiência. Devidamente embalados e protegidos, os alimentos são capazes de chegar com qualidade a mais pessoas, com menos perdas durante o processo de fabricação e distribuição.

Você já tinha pensado nessas questões?

Fontes:

Carolina Pimentel, nutricionista com Mestrado e Doutorado em Ciências da Nutrição pela Universidade de São Paulo. Professora Titular e Pesquisadora da UNIP Universidade Paulista.

Tetra Pak

Fispal Tecnologia