Nutrição Prática & Saudável

Alimentos para uma boa noite de sono

Estudo publicado na última edição da revista científica “Appetite”, elaborado pela equipe do departamento de medicina do sono na Universidade da Pensilvânia, sugere que o consumo de certos alimentos antioxidantes pode ajudar a dormir mais horas.

Segundo a pesquisa, as substâncias ingeridas em maior quantidade pelas pessoas que dormem de sete a oito horas em relação aos que dormem seis ou menos horas por dia são os antioxidantes – desde sempre associados à prevenção de doenças, mas nunca antes considerados facilitadores do sono.

Os destaques foram o licopeno (responsável por dar cor ao tomate), a luteína (pigmento responsável pelo tom amarelo-alaranjado de alimentos como gema de ovo e milho), o mineral selênio, a vitamina C e a teobromina, um componente químico do cacau.

Durma Bem
Vitamina C – reforça o sistema de defesa do corpo e ajuda na absorção de outros micronutrientes, como o cálcio. Presente em frutas de cor laranja e vermelha. Saiba mais sobre essa vitamina

Licopeno – presente em vegetais vermelhos. É melhor absorvido em forma de molhos ou sucos. Aproveite para saber sobre os benefícios do tomate

Selênio – o mineral ajuda a produzir enzimas antioxidantes e eliminar toxinas. Boas fontes: castanha-do-pará, frutas secas, peixes e frutos do mar.

Luteína e Zeaxantina – Carotenoides responsáveis pelas cores laranja, vermelha ou amarela dos alimentos, ajudam na síntese da vitamina A. Boas fontes: gema de ovo, milho e vegetais verdes-escuros.

Você sabia?
Tomar algo quente é reconfortante e uma pequena quantidade de carboidrato aumenta a sensação de bem-estar. Leite e mel têm triptofano, que ajuda a produzir melatonina (hormônio do sono).

Fonte: Matéria publicada na Folha de S. Paulo