O milho é um cereal cultivado em grande parte do mundo. No Brasil, seu consumo está relacionado à cultura brasileira – festas juninas, receitas tradicionais como cuzcuz, pamonha, curau, especialmente no Nordeste, além do milho propriamente, em espiga. O grão também pode ser utilizado em uma variedade de aplicações culinárias como saladas, tortas etc.

Puro ou como ingrediente culinário, o milho é uma importante fonte de energia para o homem. Ao contrário do trigo e o arroz, que são refinados durante seus processos de industrialização, o milho conserva sua casca, que é rica em fibras, fundamental para a eliminação das toxinas do organismo humano.

As fibras fazem parte do grupo de alimentos que não são digeridos pelo organismo, pelo menos não da mesma maneira que acontece com outros macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras). Trata-se de compostos químicos complexos que não tem um processo metabólico definido, porém, têm outros efeitos. São fundamentais para o bom funcionamento do intestino, participam da absorção dos carboidratos (retardam a absorção de glicose), alteram a captação de alguns minerais do intestino e agem de forma positiva na manutenção do nível de colesterol.

Um bom alimento deve ter, na sua composição, os nutrientes básicos: proteínas, carboidratos, lipídeos e substâncias biorreguladoras, como vitaminas, minerais e fibras. Desta forma, sob o ponto de vista nutricional, o milho é um alimento importante, pois do seu valor calórico, 2% são oriundos de proteínas, 14,5% dos carboidratos, além de apresentar a vantagem de ter apenas 1% de calorias fornecidas pelas gorduras. O grão de milho também possui quantidade considerável de vitaminas B1 e E, além de sais minerais.

Por estas razões, o milho pode e deve ser incluído na dieta do dia a dia porque ajuda a atender às exigências fisiológicas do organismo. Pode ser usado em saladas, misturado com outros grãos (arroz, ervilha, fava, lentilha), para acompanhar a batata, como recheio de tortas e como complemento de carnes. E mais: também pode ser consumido na hora do lanche.