Tomate e seus inúmeros benefícios

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Consumido mundialmente, o tomate agrada o paladar brasileiro e pode ser utilizado de diversas formas, seja em sucos, tortas, cremes, molhos e sopas. O que muitas pessoas não sabem é que esse fruto é rico em nutrientes e fonte de vitaminas A, B e C além de sais minerais, fósforo, ferro, potássio, magnésio e cálcio. 

A nutricionista Maria Fernanda Elias* explica “o tomate é fonte de vitamina C, folato, carotenóides (como o licopeno), magnésio e outras substâncias bioativas. A presença de grandes quantidades de licopeno, um pigmento natural que dá cor ao fruto, é o que chama mais a atenção”.

O licopeno tem uma notável propriedade antioxidante que protege o organismo contra a ação prejudicial dos radicais livres. O aquecimento e processamento do tomate aumentam a biodisponibilidade de licopeno, assim, o molho e purê de tomate são tidos como melhores fontes de licopeno do que o tomate cru.

“A atividade antioxidante do licopeno está associada à promoção da saúde e prevenção de uma variedade de doenças, como por exemplo, o câncer de próstata, doenças cardiovasculares e envelhecimento precoce. A substância também é capaz de evitar a oxidação do LDL – colesterol ruim. Desta maneira, inibe o surgimento de placas de gordura nas artérias, prevenindo o risco de acidentes cardiovasculares”, explica a nutricionista.

Cientistas da Universidade de Harvard avaliaram mil mulheres, durante 10 anos, e concluíram que aquelas que apresentavam níveis mais altos de licopeno no sangue estavam menos propensas a sofrer problemas cardiovasculares.

O melhor de tudo é que não há restrição do consumo de tomate para pessoas saudáveis. Vale lembrar que a Pirâmide Alimentar Brasileira recomenda o consumo de três porções diárias doe alimentos do grupo legumes e verduras. “Uma porção de tomate equivale a quatro fatias (80 gramas)”, finaliza Maria Fernanda.

Maria Fernanda Elias – Nutricionista responsável pela Food Notes Comunicação, Mestre em Saúde Pública e Doutoranda em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo.

 

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3 ideias sobre “Tomate e seus inúmeros benefícios

    • Bom dia!

      Primeiramente agradecemos o contato. A nutricionista Maria Fernanda Elias esclarece que, de modo geral, pessoas que já tiveram cálculo renal podem consumir tomate, respeitando-se as porções recomendadas pela pirâmide dos alimentos.

      A pirâmide indica o consumo diário de 3 porções de alimentos dos grupos das verduras e legumes. Uma porção equivale a 4 fatias de tomate.

      O consumo regular de tomate não causa prejuízos ao rim ou fígado. Pelo contrário. O alimento é fonte de nutrientes bioativos que beneficiam a saúde.

      Ressaltamos que é importante procurar um nutricionista para que possa ser feita uma orientação personalizada para sua necessidade.

      Abraços Equipe Nutrição Prática & Saudável

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