Mais opções vegetais!

Só uma passadinha pelas áreas mais próximas das prateleiras de leites no supermercado já ajuda a atestar uma movimentação do consumidor brasileiro: as bebidas vegetais vêm ganhando bastante espaço.

Lá em 2018, esse segmento de bebidas já crescia mais de 50% – dados da MilkPoint – e, se contabilizar os últimos cinco anos, o crescimento foi de 860%, segundo a Euromonitor International! Ou seja, esse crescimento já vem sendo notado há algum tempinho, puxado, principalmente, pelos veganos e consumidores com algum tipo de intolerância ao leite animal.

Essas bebidas podem ajudar a complementar a alimentação dos veganos, vegetarianos e até mesmo de quem já toma leite e quer diversificar nas refeições e na preparação de bolos, tortas, pães e biscoitos.

Novos sabores

Há algum tempo, quem falava em bebidas vegetais só pensava na soja. Alimento completo em proteínas, vitaminas e minerais e com uma quantidade reduzida de gordura saturada, a bebida à base de soja ganhou o paladar de muita gente. Mas hoje já são inúmeras opções de bebidas vegetais para quem quiser diversificar a dieta e – melhor ainda – vendidas em embalagens cada vez mais sustentáveis.

As que são à base de oleaginosas, como castanhas, amêndoas, gergelim e girassol, têm um teor maior de gorduras insaturadas, que são benéficas para o organismo e estão ligadas à prevenção de doenças cardiovasculares. E as bebidas cereais, por sua vez como os de arroz, aveia e quinoa, são mais ricas em carboidratos.

Conheça algumas novas opções que podem ser encontradas por aí:

Aveia

A Hey Nude é uma dessas opções, feita com aveia brasileira e essencial não só para quem procurar uma alimentação saudável, mas também sustentável. A aveia é um alimento rico em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, em fibras e muitos minerais, como o ferro, o magnésio e o fósforo, que ajudam no controle do colesterol e no risco de doenças cardíacas. E, sendo um produto orgânico certificado e envasado nas embalagens recicláveis da Tetra Pak, contribui bastante para diminuir a pegada de carbono da nossa alimentação diária.

Macadâmia e Castanha de Caju

A bebida feita à base de uma mistura de macadâmia e castanha de caju da Bentí  também foi lançada este ano no Brasil nas embalagens da Tetra Pak de 1L , nas versões regular, zero açúcar e com cacau. O mix dessas oleaginosas dá origem a uma bebida rica em antioxidantes, ômega 7 e 9, que contribui para a saúde cardiovascular ao ajudar a diminuir os níveis do colesterol conhecido como ruim – o LDL.

Algoritmo

Pois é, você não leu errado. A NotCo, usando a inteligência artificial, combina o melhor das plantas e cria uma bebida que tem aparência de leite, gosto de leite, mas é NotMilk. Na base da receita, há uma combinação de óleo de coco, repolho, abacaxi, proteína de ervilha e chicória, trazendo muitas vitaminas e nutrientes que prometem melhor a nossa saúde, sem agredir tanto o meio ambiente. E a empresa também produz outros alimentos totalmente à base de plantas, como maionese, sorvete e hamburguer. Vale à pena experimentar!