O poder do azeite extra virgem. Conheça todos os benefícios desse alimento

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Muito se fala sobre os benefícios do azeite extra virgem. Convidamos a nutricionista Fernanda Granja para explicar mais sobre as vantagens desse alimento milenar. Saudável, o azeite dá um toque especial nos pratos e, sem dúvida, é um item indispensável para quem não abre mão de uma alimentação saudável e balanceada.

Para começar é bom entender que o azeite extra virgem é rico em ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oléico, o que favorece o controle do colesterol, pois ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) no sangue, mantendo o nível de colesterol bom (HDL). 

“Na dieta mediterrânea, considerada a melhor dieta do mundo, o azeite e as gorduras do bem são bem presentes. Podemos citar o azeite, as oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, macadâmia) e o óleo de linhaça. Esses alimentos são ricos em ômegas, que são gorduras poli-insaturadas, que agem como antiinflamatórias, tratando ou prevenindo doenças do coração, além de beneficiar os neurotrasmissores cerebrais, contribuindo para uma melhora no quadro de hiperatividade em crianças, alzheimer, parkinson, depressão, menopausa, TPM, entre outros”, explica a nutricionista.

Benefícios do Azeite de Oliva por Fernanda Granja

Ajuda a prevenir a arteriosclerose e seus riscos;

Melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas;

Digere-se com maior facilidade do que qualquer outra gordura comestível, não tem colesterol e proporciona a mesma caloria dos outros óleos;

Acelera as funções metabólicas;

Produz efeito protetor e tônico da epiderme;

Estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio e a mineralização.

Fernanda Granja é nutricionista clínica especializada em nutrição funcional, nutrição pediátrica e fisiologia do exercício.

Visite regularmente os profissionais de saúde e alimentação de sua confiança. Esse site possui conteúdo meramente orientativo e complementar.

50 ideias sobre “O poder do azeite extra virgem. Conheça todos os benefícios desse alimento

  1. Boa tarde….é verdade que o azeite extra virgem emagreçe?????Se sim como devo tomar…me disseram que é p/tomar duas colheres de sopa de azeite extra virgem todos os dias em jejum.é verdade?????
    Obrigada pela atenção!!!!!!!!!!!!!!
    Aguardo resposta!!!!!!!!!

    • Oi Michele,

      Veja abaixo a resposta da Dra. Fernanda Granja:

      “O azeite extra virgem é rico em omega 9 e esse nutriente é altamente antiinflamatório, o que ajuda no emagrecimento. Além disso, o omega 9 regula a ação do cortisol, hormônio produzido em excesso em situações de stress (seja físico ou mental), cuja ação é o deposito de gordura no organismo, principalmente na região abdominal. Portanto, podemos dizer que o azeite em vidro escuro ( para não oxidar omega) é um facilitador no emagrecimento, mas não pode se caracterizar como um alimento milagroso. A indicação do uso é de 2 colheres de sopa durante o dia.”

      Obrigado,

    • Olá Mayane,
      Que bom que gostou da matéria ;) O azeite de oliva extra-virgem pode ser aquecido até 180°C sem perder as propriedades nutritivas. Abraços

    • Olá João,

      O ideal é que você procure a orientação de um especialista para que ele possa avaliá-lo e orientá-lo corretamente.
      Abraços

    • Olá Rosi,

      Sugerimos que você entre em contato com um profissional especializado, desta maneira ele poderá orientá-la corretamente.
      Abraços

  2. Bom dia!
    Gostaria de fazer uma pergunta. Se eu tomar uma colher de sopa desse azeite puro extra virgem todo dia de manhã, consigo baixar meu colesterol e emagrecer?
    Obrigada!
    Luciana

    • Olá Luciana,

      Sugerimos que você consulte um especialista para que ele possa orientá-la corretmanete.
      Abraços

    • Olá, Victor!

      O ideal é que você procure a orientação de um especialista para que ele possa avaliá-lo e orientá-lo corretamente.

      Abraços

  3. Boa noite Dra.Fernanda Granja!
    Leio sempre o que vc. escreve, peço sua ajuda porque tenho a ferritina alta 860, não é genético, fiz o exame, evito comer quase tudo que contém ferro, faço uma dieta grande, mas le que juntando alinhaça, o gergelim e o azeite de oliva,chocolate amargo,e o leite contribui apenas um pouco, como você é pesquisadora me ajude por favor. Abraços

  4. Eu gosto muito de azeite extra virgem, ele tem me beneficiado muito com alguns problemas de saúde que eu tenho como colesterol ruim. Hoje me sinto bem melhor e vou continuar a usar. Abraços

  5. É muito bom quando se encontra pessoas com conhecimentos adquiridos em excelentes estabelecimentos de ensino superior e passa para aqueles que não tem acesso fácil a tais importantes informações sobre cada alimentos que temos no Brasil. Isso é mais que um serviço de utilidade pública. Parabéns dra. Fernanda Granja.

  6. Esta página é a minha preferida na internet, é muito mais do que um serviço de utilidade pública, as orientações são feitas por profissionais renomados que explicam com clareza e com interesse como devemos delinear à nossa vida. É, por assim dizer, um espetáculo à parte; as informações são fáceis de entender.Eu como sou “meio preguiçoso” fico adiando a minha dieta. Parabéns por tamanha boa vontade conosco seus leitores, obrigado!

    • Olá Ademar,

      Obrigada pelo comentário. A opinião dos nossos leitores é muito importante! Abraços e muitas práticas saudáveis no seu dia a dia :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>