Viajar é maravilhoso. Abre horizontes, apresenta novas culturas, faz uma saudável quebra na rotina. E é justamente nessa mudança momentânea de hábitos que residem alguns obstáculos traiçoeiros para a sua alimentação. No Dia do Turista, celebrado em 13 de junho, convidamos a nutricionista Raquel Labonia, da Consultoria Well Move, para orientar a alimentação de quem ama botar o pé na estrada:

– Programe suas refeições com intervalos de três a quatro horas
“Quando estamos viajando, a chance de se distrair e esquecer de comer é muito grande. Isso pode não ser legal para quem está em processo de emagrecimento ou manutenção do peso. Ficar muito tempo sem comer aumenta o risco de chegar com muita fome na próxima refeição, e o resultado pode ser comer o que não deve e em grandes quantidades. Fique atento e programe suas refeições com intervalos de três a quatro horas”.

– Seja moderado ao experimentar a culinária local
“Em contrapartida, comer demais também pode ser um problema! Você pode acabar se empolgando, experimentando tudo o que vê pela frente. É super válido conhecer a culinária local, mas com moderação, combinado?
Fazer as refeições com intervalos regulares pode ajudar a controlar a fome e fazer com que você tome decisões sobre o que comer de forma mais racional”.

– Aproveite o café da manhã
“Essa é uma dica pra vida! Consuma frutas, carboidratos integrais (pães e cereais) e proteínas de boa qualidade (laticínios com menos gordura e ovos). Isso vai te dar energia suficiente para passear e conhecer o lugar onde você está, além de regular a sua fome ao longo do dia”.

– Planeje seus lanchinhos
Entre as grandes refeições, café da manhã, almoço e jantar, Raquel recomenda que você tenha lanchinhos que não estraguem com facilidade e não precisem de refrigeração. Nossa dica são os sucos 100% em embalagens longa vida, que têm boa resistência e durabilidade. “Frutas frescas, castanhas, amêndoas e frutas desidratadas são ótimas alternativas, são muito nutritivos. Evite salgadinhos e doces em excesso. Esses tipos de alimentos só vão te deixar mais inchado e com menos disposição para aproveitar a sua viagem”.

– Não se esqueça da água
A nutricionista lembra que a hidratação é essencial para que o corpo continue funcionando de maneira saudável. “É muito comum a gente esquecer de beber água, entrar em processo de desidratação, confundir a sensação de sede com fome e acabar comendo qualquer coisa”. Uma boa dica é levar sempre um cantil com você ou mesmo uma água de coco em caixinha.

E Raquel finaliza: “Onde estiver, gaste energia! Utilize o transporte público, desça uma estação antes do seu objetivo e, sempre que possível, pratique alguma atividade física. Isso ajuda a ‘queimar’ um pouquinho das calorias extras que sempre acabamos consumindo quando estamos fora de casa”.

Anotou? 😉

 

Fonte:
Raquel Labonia | CRN-3 26448