Desvendando o suco detox

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Convidamos a nutricionista funcional Mariana Duro para explicar o que é o suco detox, queridinho da dieta das brasileiras. Quais são os principais benefícios que esse tipo de suco traz para a saúde, quanto consumir? Confira essas e outras respostas. Acompanhe a entrevista ;)

O que é suco detox?
R: O suco detox é uma bebida que apresenta componentes que favorecem a limpeza hepática, potencializando a eliminação de toxinas que sobrecarregam o nosso organismo.
Ele recebe este nome, pois o fígado é o órgão mais importante no processo de DESTOXIFICAÇÃO, conhecido também por DETOX. Ele transforma as toxinas que captamos do meio ambiente (ar poluído, alimentos contaminados com agrotóxicos e com aditivos alimentares, medicamentos, entre outros) em substancias que são eliminadas pela urina, fezes e bile. Promovendo esta limpeza do fígado, ou seja, promovendo a DETOX, facilitamos o processo de emagrecimento e de diurese, além da melhora de outros sintomas citados abaixo.

Suco detox é igual ao chamado “suco verde”?
R: Sim, pois o pigmento que mais facilita esta “limpeza” é a clorofila, presente em alimentos verdes escuros, como couve, salsinha, hortelã, salsão, por exemplo. No entanto, o suco detox também pode ser feito com outras opções que também limpam o fígado como chá de dente de leão, chá verde ou grãos germinados, por exemplo.

Quais os benefícios do suco detox para saúde?
R: O reflexo da ingestão frequente do suco detox é a melhora nos seguintes sintomas: enxaqueca, concentração, cansaço, sono, humor, digestão, funcionamento intestinal, TPM, peso e medidas corporais.

Qual é a recomendação de uso do suco detox? Podemos beber diariamente?
R: Sim. O indicado é tomarmos frequentemente, se possível diariamente. O melhor horário é em jejum, pois o estômago está vazio, facilitando a absorção e utilização dos seus nutrientes. No entanto, vale ressaltar que ele precisa ser associado a uma alimentação balanceada para que seja verificado o seu efeito no organismo.

Quer algumas receitas? Acesse aqui.

Fonte entrevistada – Mariana Duro, nutricionista funcional.
Site – www.marianaduro.com.br
Fan Page – Nutricionista Funcional Mariana Duro
Instagram – @nutrimariduro

Visite regularmente os profissionais de saúde e alimentação de sua confiança. Esse site possui conteúdo meramente orientativo e complementar.

154 ideias sobre “Desvendando o suco detox

    • Olá Verena, uma opção de receita é água de coco ou água, mamão papaia, abacaxi e couve. Há também já suco detox pronto para o consumo nos supermercados, sem conservantes, 100% natural. Também é uma boa opção ;)

    • Olá Camila, uma opção de receita é água de coco ou água, mamão papaia, abacaxi e couve. Há também suco detox pronto para o consumo nos supermercados, sem conservantes, 100% natural. Também é uma boa opção ;)

    • Olá Luciana, uma sugestão de receita de suco detox é água de coco ou água, mamão papaia, abacaxi e couve. Há também suco detox pronto para o consumo nos supermercados, sem conservantes, 100% natural. Também é uma boa opção ;)

    • Olá Vitória, uma sugestão de receita de suco detox é água de coco ou água, mamão papaia, abacaxi e couve. Há também suco detox pronto para o consumo nos supermercados, sem conservantes, 100% natural. Também é uma boa opção ;)

    • George, uma sugestão de receita de suco detox é água de coco ou água, mamão papaia, abacaxi e couve. Há também suco detox pronto para o consumo nos supermercados, sem conservantes, 100% natural. Também é uma boa opção ;)

    • Olá Olga, neste caso sugerimos que você procure a orientação de um profissional para que ele possa orientá-la corretamente. Abraços

  1. Eu estou tomando o suco detox faz 10 dias e melhorou muito meu intestino também durmo melhor. A cada dia faço um suco diferente. Uma opção é
    1 pepino, uma maçã, 1 pedaço de gengibre, 2 folhas de couve, uma cenoura e 2 copos de chá verde. Bato todos os ingredientes e bebo ao longo do dia. Outra sugestão é
    suco de laranja, beterraba, tomate, alface, 1 limão, uvas e cenoura. Bato todos os ingredientes e tomo ao longo do dia. Uso minha imaginação, são todos super refrescantes!

    • Olá Elisangela,

      A nutricionista Mariana Duro esclarece que gestantes podem consumir o suco detox, pois são sucos riquíssimos em nutrientes. No entanto, não utilizar as opções com chás e com hortelã, pois são plantas contra indicadas para gestantes.

  2. Agradeço a nutricionista Mariana Duro pelas informações! Vou fazer até porque eu cultivo couve, hortelã e salsinha que é muito mais saudável ;)

    • Olá Rose,

      Neste caso a nutricionista Mariana Dur, sugere que você pergunte para o médico que a acompanha, pois depende do estágio do tratamento da doença.

  3. Boa noite!

    Já estou tomando o suco verde já a um mês, contendo couve, abacaxi e gengibre. Estou me sentindo mais leve, fora que observei que minhas crises de enxaqueca melhoraram.
    Gostaria de saber se posso fazer o suco para ser consumido em alguns dias, ou tenho que consumir no mesmo dia?

  4. Olá pessoal! Eu recomendo esse suco detox, em jejum…

    -2 fatias de abacaxi
    -4 folhinhas de hortelã
    -1 folha de couve
    -200 ml de água
    -3 cubos de gelos
    Modo de preparo : Bata no Liquidificador todos os ingredientes citados.
    Bom Aproveito !!!

    • Olá Patricia,

      A nutricionista Mariana Duro esclarece que gestantes podem sim consumir o suco detox, pois são sucos riquíssimos em nutrientes. No entanto, não utilizar as opções com chás e com hortelã, pois são plantas contra indicadas para gestantes ;)

    • Olá Monica, neste caso sugerimos que você procure a orientação de um profissional para que ele possa orientá-la corretamente. Abraços

    • Olá Fátima,

      A nutricionista Mariana esclarece que para obter o efeito DETOXFICANTE, o ideal é tomar um copo médio (aproximadamente 200ml) diariamente em jejum, ou pelo menos em dias alternados. Para ter o feito DETOX é indiferente coar o não. No entanto, ao coá-lo são perdidas as fibras presentes nas frutas (cascas e bagaços) e nas folhas, desta maneira, para obter os benefícios das fibras (auxilia no perfeito funcionamento intestinal, proporciona saciedade e diminui o índice glicêmico do suco, por exemplo) sugiro não coá-lo.

    • Olá,

      A nutricionista Mariana Duro esclarece que para obter o efeito “detoxficante”, o ideal é tomar um copo médio (aproximadamente 200 ml) diariamente em jejum, ou pelo menos em dias alternados.

    • Olá Maria de Lourdes, procuramos sempre manter nosso blog atualizado com novidades ;)

    • Olá Marlene, nesse nosso post você pode conferir três receitas diferentes de suco detox! Abraços :)

    • Ana Paula, o ideal é procurar a orientação de um médico para ajuda-la corretamente. Abraços

    • Olá Fernanda, o ideal é procurar a orientação de um profissional para tirar sua dúvida. Abraços

    • Olá Leticia, sugerimos que você procure a orientação de um nutricionista. Abraços

  5. Eu faço assim:

    Meio copo de agua de coco
    1 folha de couve
    3 morangos
    3 folhinhas de hortelã
    1 colher de sopa se farinha de linhaça e
    Uma pitadinha de gengibre

    Sobressai o gostinho do morango, então dá pra beber tranquilamente e o resultado é bastante satisfatório. Bjs.

    • Olá Katia, sugerimos que você consulte um especialista para que ele possa orientá-la corretamente.

    • Olá Luiza,

      O melhor horário para tomar o suco é em jejum, pois o estômago está vazio, facilitando a absorção e utilização dos seus nutrientes. No entanto, vale ressaltar que ele precisa ser associado a uma alimentação balanceada para que seja verificado o seu efeito no organismo.

  6. Prezada Mariana,
    Você teria, por acaso, as referências bibliográficas dos estudos que confirmam essas afirmações que você fez em relação ao suco detox? Gostaria de lê-las!
    Obrigado!

  7. Não é feito só para emagrecer, correto?
    Pois costumo tomá-lo para complementar minha alimentação, não tenho interesse em emagrecer.
    Grata!!

    • Olá Juliana, o suco detox possui muitos outros benefícios além de ajudar a emagrecer, como melhorar a concentração, o sono e o humor. Abraços

  8. Faço uso todos os dias, os resultados são incríveis.
    Sugestão do meu filho que termina Nutrição neste ano na UFES.
    Faço uma reeducação alimentar, dieta low carb!

  9. Olá Katia, o ideal é buscar a orientação de um profissional para ajudá-la corretamente. Abraços

    • Olá Renata,

      Sugerimos que você consulte seu médico para indicá-la corretamente. Abraços

  10. Quero compartilhar com vocês uma receita de suco detox que também é muito gostoso! Estou tomando a 4 dias. Os ingredientes são 1 folha de couve, 1 fatia pequena de abacaxi, 1/2 limão e 200 ml de água. Bata tudo no liquidificador e pronto! Se quiser acrescente umas pedrinhas de gelo, fica uma delícia!

    • Olá Fátima, a nutricionista Mariana Duro explica que o indicado é tomar frequentemente, se possível diariamente. O melhor horário é em jejum, pois o estômago está vazio, facilitando a absorção e utilização dos seus nutrientes. No entanto, vale ressaltar que ele precisa ser associado a uma alimentação balanceada para que seja verificado o seu efeito no organismo.

  11. Valeu a pena conhecer mais sobre o detox, é muito importante as pessoas serem orientadas no sentido de melhorar seu bem estar, com isso diminuímos a incidência de pessoas doentes por desnutrição.

    • Olá Bruna,

      A nutricionista Mariana Duro esclarece que gestantes podem sim consumir o suco detox, pois são sucos riquíssimos em nutrientes. No entanto, não utilizar as opções com chás e com hortelã, pois são plantas contra indicadas para gestantes ;)

  12. Comecei a tomar o suco detox em jejum faz uma semana e já eliminei um quilo. A minha receita é: 2 folhas de couve, meio pepino, 1 maçã,1 maço de salsa acrescido de chá de gengibre com canela (preparado à noite). Pela manhã bato tudo e bebo em jejum sem coar.

  13. Muito bom! Uma dica extra é para sempre lembrar da hidratação, o corpo vai desintoxicar com muito mais facilidade com quantidades adequadas de água na dieta.

    Outro benefício de beber mais água junto com os sucos detox é que um corpo adequadamente hidratado vai eliminar a retenção de líquidos com mais facilidade, assim já eliminando também alguns quilinhos.

  14. Olá queridas, já estou tomando o suco Detox a uma semana e estou me sentindo muito bem, mas queria saber ser a minha prima que esta amamentando pode tomar o suco Detox, a filha dela tem um ano e dois meses.
    Obrigada!

    • Olá Adriana, sugerimos que você procure a orientação de uma nutricionista para ela passar as informações corretamente ;)

  15. Muito esclarecedor o artigo ! Antes de experimentar achava que esses sucos detox eram horríveis. Agora não vivo sem meu suco verde pela manhã

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>