Conheça os benefícios dos leites vegetais

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

bebidas_vegetais_stockfresh

Atualmente é possível encontrar nas gôndolas dos supermercados inúmeras opções de leites vegetais, sejam eles de soja, arroz, aveia e até castanha, sem lactose e colesterol.

Segundo a nutricionista Ana Paula Giorgi Magalhães, o diferencial fica por conta do baixo teor de gorduras totais, alta porcentagem de gorduras mono e poli-insaturadas, que são benéficas para o coração. Possuem ainda grande quantidade de vitamina B, que funciona como uma proteção para o sistema nervoso, pele e cabelos. Outra vantagem é a relação equilibrada entre o sódio e o potássio, que ajuda na manutenção da pressão arterial. Além disso, os açúcares dessas bebidas são liberados no sangue pouco a pouco, mantendo a glicemia em nível linear, o que é ideal para pessoas com diabetes, explica.

Conheça algumas dessas bebidas 

Leite de arroz: feita a partir de grãos de arroz frescos, moídos, cozidos e fermentados, é uma bebida leve e doce. Não contém glúten, tem fácil digestão e é relaxante. Possui um alto teor de triptofano e vitaminas do grupo B. Conhecida informalmente como a “semente da serenidade”, é ideal para obter energia e equilibrar o sistema nervoso. Contém propriedades depurativas e antioxidantes, que fazem uma espécie de limpeza no organismo. É ideal para controle de peso, pois tem menos calorias que o leite de soja e amêndoas, além de ser mais nutritiva.

Leite de castanha: tem sido utilizado cada vez mais pelos norte-americanos, devido a pesquisas que revelam que a bebida tem maior teor de antioxidante, previnindo doenças cardiovasculares e diabetes. De acordo com numerosos estudos, o leite de castanhas é mais benéfico do que outros antioxidantes como, por exemplo, as laranjas, o espinafre, as cenouras ou o tomate. Além disso, é benéfico para pessoas anêmicas, com problemas hepáticos ou desnutridas.

Leite de aveia: é o mais adequado para as pessoas que são intolerantes à lactose e que apresentam dislipidemias (desequilíbrio das frações de gorduras presentes no sangue que podem desencadear o aparecimento de doenças coronarianas, derrames, hipertensão e resistência à insulina). Essa bebida é de fácil digestão, tem fibra, que ajuda a diminuir o colesterol e os triglicérides no sangue, melhora o funcionamento digestivo e fornece saciedade para emagrecer. É importante saber que o leite de aveia tem benefícios nutricionais, mas é importante complementá-lo com alimentos ricos em ferro, cálcio e proteínas de origem animal, explica a nutricionista.

Fonte consultada: Ana Paula Giorgi Magalhães é graduada em Nutrição e Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e especializada em Home Care e Nutrição Funcional. Tem experiência como Nutricionista no Hospital Israelita Albert Einstein, na Maternidade de Campinas e no Hospital Municipal Mario Gatti.

Visite regularmente os profissionais de saúde e alimentação de sua confiança. Esse site possui conteúdo meramente orientativo e complementar.

2 ideias sobre “Conheça os benefícios dos leites vegetais

    • Oi, Julia

      Nós não fazemos indicações de suplementos aqui no blog. Seria bacana tirar essa dúvida diretamente com um dermatologista! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>