Conheça os benefícios da uva

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Historicamente, há indícios de que a origem da uva tenha sido no Egito, nas redondezas do rio Nilo, mas há também alguns relatos sobre o vinho em passagens bíblicas nas qual Noé trazia em sua arca sementes de uva e que havia plantado-as assim que chegou em terra firme. Fato é que a uva traz uma série de benefícios, sendo uma fruta importante para quem não abre mão de uma alimentação saudável e equilibrada. Conversamos com a nutricionista Bruna Chagas Petrungaro, da consultoria Comer e Viver, para conhecer mais sobre as propriedades da uva.

Quais são os benefícios da uva para organismo?
A uva é fonte de carboidratos, importantes para o fornecimento de energia para o corpo. Também contém vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio. A uva, principalmente as escuras, possui ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres e também é anticancerígena. A casca da uva rosada possui uma substância cardioprotetora chamada resveratrol, que ajuda no controle do colesterol, na diminuição da formação de coágulos sanguíneos e na prevenção da trombose. Por este motivo, o vinho e o suco de uva são considerados alimentos funcionais, pois estudos científicos demonstram suas propriedades nutricionais no controle de doenças cardiovasculares.

 Qual a recomendação diária?
Dez unidades de uva ou um copo de 200ml de suco da fruta por dia é suficiente para obtenção dos benefícios nutricionais.

Há alguma restrição no consumo?
Há restrições no consumo apenas para o suco de uva integral, pelo seu alto valor calórico e para os vinhos devido ao seu teor alcoólico. Ambos são saudáveis se consumidos com moderação. Caso haja algum tipo de intolerância a fruta, pode-se trocar a mesma por suco de frutas vermelhas como morango, melancia, amora, framboesa, etc. Pois elas contêm propriedades antioxidantes semelhantes a da uva.

Aproveite e confira o post sobre suco de uva no combate à hipertensão, clique aqui para ler.

Bruna Chagas Petrungaro – Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo. Pós-graduação em nutrição clínica. Responsável pela Consultoria Nutricional Comer e Viver.

 

Visite regularmente os profissionais de saúde e alimentação de sua confiança. Esse site possui conteúdo meramente orientativo e complementar.

85 ideias sobre “Conheça os benefícios da uva

  1. Drª. Bruna, gostei muito da matéria sobre os benefícios da uva.
    Estou com uma dúvida, eu tenho uma filha de 1 ano e 8 meses, ela é apaixonada por uva, ela come todos os dia uma 20 uvas, gostaria de saber se faz mal para ela pois ainda é um bebe.
    Há, ela não esta comendo comida de sal , o que faço?
    Um abraço!!!
    Rosi

    • Oi Rosi,

      Veja abaixo a resposta da Dra. Bruna:

      “Não há nenhum problema o consumo de uva para crianças, mas o
      importante é oferecer uma maior variedade de frutas, para que sua filha
      experimente e conheça o sabor e a textura de todas as frutas. É
      relativamente normal a criança recusar temporariamente algum alimento ou
      preparação.Tente variar o tipo de preparação, não ofereça o alimento sempre
      do mesmo jeito, ou seja, se ela não come cenoura crua, tente uma cenoura
      cozida ou um purê de cenoura. Para uma avaliação e uma melhor análise sobre
      o hábito alimentar de sua filha seria interessante procurar um profissional
      nutricionista.”

      Obrigado,

  2. Gostei muito desta matéria, parabéns pelas informações e construção do texto. Faço uma revista em minha cidade, Itaú de Minas.

    Gostaria de saber se vocês permitem que eu publique este conteúdo para apreciação também dos leitores da revista e claro que mencionando a fonte.

    Aguardo e desde já agradeço.

    • Olá Lélis,

      Obrigada pela mensagem. Que bom que gostou da matéria! Fique à vontade para replicar, só pedimos para dar o crédito.
      Abraços e uma semana repleta de saúde e práticas saudáveis ;)

  3. Nossa que ótimo esse post !! Parabéns á vocês ! Eu tenho 11 anos , n sou acostumado á praticar esportes e essas outras coisas , porém em minha alimentação eu não esqueço de comer frutas , principalmente a uva , que eu acho deliciosa ! Agora vou comer sempre essas frutas !Queria saber se a uva pode fazer mal ingerida em excesso ? Me respondam e obrigado !!

    • Olá Bruno,

      Obrigada pela mensagem! Ressaltamos que tudo que é ingerido em excesso faz mal. Desta maneira, é sempre bom consumir com moderação. Abraços

  4. olá bruna obrigado por tao simples e valiosas dicas!
    gostaria de saber qual a diferença para as arterias entre calices e sucos de uva diluidos em agua pois faço uso frequente pelo sabor e beneficios mas tenho essa duvida!abs
    Marcelo Dugoni

    • Bom dia,

      Segue a explicação da nutricionista Bruna Chagas. O teor de flavonóides (exemplo resveratrol), responsáveis por reduzir e prevenir doenças cardiovasculares, estão na mesma concentração nos sucos de uva como no vinho tinto. Prefira como recomendação diária um copo pequeno de suco de uva integral ou o consumo do vinho tinto (1 cálice pequeno para mulheres e 2 cálices pequenos para homens) de forma moderada e esporádica. Abraços

    • Olá Dilson,

      As uvas podem ser consumidas por quem tem diabetes, principalmente as uvas roxas, que possuem em sua casca fitoquímicos de efeito antioxidante, como o Resveratrol, importante para a prevenção de doenças cardiovasculares e síndrome metabólica, onde entra o diabetes. As uvas possuem elevado teor de fibras em sua casca, o que reduz a absorção da frutose; o açúcar da fruta.

      Aproveitando a questão das fibras, o suco de uva, assim como demais sucos de frutas, também pode ser consumido por diabéticos, desde que a ele seja adicionados uma colher de sopa de Farelo de Aveia ou Farinha de Linhaça ou Gérmen de Trigo ou Farinha de Maracujá, excelentes para baixar o índice glicêmico do suco, ou seja, a fibra faz com que a fruta seja lentamente digerida e absorvida pelo organismo, impedindo que haja um pico de glicemia e bloqueia parcialmente a absorção da frutose, explica a nutricionista Maria Fernanda Villagelin.

      Abraços

  5. Olá, estou com pangastrite e me disseram que não posso comer uva pq ela é ácida, estou pesquisando e não consigo encontrar essa definição, vc poderia me ajudar? pq gosto mto de uva e ñ qro deixar de comê-la por suposições, grata.

    • Olá Samia,

      Sugerimos que você procure a orientação de um profissional para que ele possa avaliá-la e orientá-la corretamente.
      Abraços

  6. Drª. Bruna, bom dia! Parabéns pela postagem, eu já conhecia dos efeitos benéficos da uva e de seus derivados, mas não com tantos detalhes importantes para quem deseja melhorar a sua alimentação e fazer uso mais constantes desta preciosidade. Muito obrigado!” Leão.

  7. Eu sofri um acidente muito grave de moto quando eu vinha de fortaleza para pernambuco,uma caminhoneta vinha contra mão e colidiu de frente, causando um impacto forte, tive várias fraturas,ja fiz cirurgia e estou em casa me recuperando. Onde quero chegar com essa minha história é porque sou muito grato a uva, ela me deu vários benefícios como a cicatrizaçao rápida, fucionamento excelente do meu organismo e tambem os benefícios que tenho na circulaçao do sangue! Eu aconselhos a todos que se alimente muito da uva, ela traz um beneficio excepcional para saúde.

    • Olá Priscila, sugerimos que você procure a orientação de um profissional para que ele possa orientá-la corretamente.
      Abraços

  8. Oi! Poderia me orientar? Meu marido quando está em casa toma muito suco de uva, as vezes um 1 litro por dia.Normalmente toma puro sem adição de água. O suco é integral.Gostaria de saber se além das calorias pode causar algum outro problema.Meu marido é vegetariano. Muito obrigada pela atenção.

    • Olá Maria Angela,

      O ideal é você procurar a orientação de um profissional para ele passar as informações corretas. Mas fica um dica, o ideal é não exagerar, esse é o segredo para ter uma alimentação saudável e equilibrada ;)
      Abraços

    • Olá, Natal!

      O ideal é que você procure a orientação de um especialista para que ele possa avaliá-lo e orientá-lo corretamente.

      Abraços

  9. Vi uma entrevista em um determinado programa que pessoas portadora do diabetes, não podem comer uvas, pois a mesma aumenta a glicose, gostaria de saber se esta informação e verdade. Desde já agradeço.

  10. Pingback: Mães Amigas - Receita de suco de uva natural

  11. Olá
    Eu gosto muito de uvas mas sempre que consumo fico com os lábios coçando, por isso eu prefiro uvas passas. Gostaria de saber se elas possuem as mesmas propriedades das uvas frescas. Obrigada

    • Olá Gisleine,

      Segue a resposta da nutricionista Bruna Petrungaro sobre sua dúvida. “A uva passa sofre um processo de desidratação, ou seja, ela perde a quantidade de água, mesmo com esse processo ela mantém as mesmas propriedades nutricionais da uva fresca, mas com algumas diferenças: como a desidratação há uma maior concentração de vitaminas, minerais, fibras e também do açúcar da fruta, o que torna a opção seca ser mais calórica que a opção fresca. A recomendação diária é de 2-3 colheres sopa”.

    • Olá Cássia,

      Segue a resposta da nutricionista Bruna Petrungaro sobre seu questionamento. “A uva não te fará mal, mas tente não exagerar no consumo, ou seja, porcione um cacho médio (10-15 bagos). E para ter um aporte adequado de nutrientes, principalmente durante a gravidez,é importante introduzir e variar com outras opções de frutas ao longo do dia”.

  12. Dr.Bruna, muito obrigado pelas dicas. Gostaria de receber mais dicas sobre as frutas. Eu sou uma pessoas que não gostava muito de frutas, mas a partir de hoje eu vou incorporá-la na minha alimentação.Como eu gosto muito de malhar, tenho certeza que as frutas me ajudarão.

    • Olá!

      As frutas trazem diversos benefícios para saúde. Em nosso blog você pode encontrar diversas matérias sobre elas! Para resgatar todos os posts é só ir no campo de busca e digital a palavras frutas, aparecerá vários posts sobre o assunto para você se deliciar ;) Abraços e muitas práticas saudáveis no seu dia a dia!

  13. Pingback: Os benefícios da Uva | Blog de Receitas e Gastronomia | Papo Gula

    • Olá Lucio, sugerimos que você entre em contato diretamente com a nutricionista Bruna para que ela possa esclarecer sua dúvida. Os contatos estão disponíveis no final do post. Abraços

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