Atenção na hidratação!

Que uma hidratação adequada é essencial para manter o bom funcionamento do organismo, você já sabe. Afinal, a água compõe cerca de 60% do peso de um adulto, sendo o elemento mais abundante do corpo humano. Porém, dessa quantidade, estima-se que uma pessoa perde de 1,5 a 3 litros diários, sem fazer nenhum exercício intenso, por meio do suor, fezes, urina e respiração – por isso a necessidade repor o líquido durante o dia.

Aqui no blog, já destacamos os benefícios e a relevância de estar bem hidratado todos os dias e em todas as estações do ano, seja verão ou inverno. Mas o que acontece com o corpo humano quando paramos de beber água?

Segundo o portal do Dr. Drauzio Varella, a desidratação é caracterizada como uma doença potencialmente grave que é ocasionada pela baixa concentração de água, sais minerais e líquidos orgânicos no organismo, em um nível que impossibilita o desempenho de suas funções normais.

Os primeiros sinais do desequilíbrio são o inchaço causado pela retenção de água no corpo e alterações na urina, que escurece e fica com um odor mais forte. Nesse processo, você também pode sentir menos vontade de urinar e produzir menos saliva, além de sentir tonturas devido à tentativa do cérebro de se adaptar à falta do líquido.

O cérebro, inclusive, passa a ativar uma série de mecanismos para se manter ativo mesmo desidratado, mas começa a se contrair e trabalha mais para conseguir o mesmo resultado que um cérebro bem hidratado. Ou seja, você pode sentir mais dificuldade e lentidão no raciocínio e em funções básicas do dia a dia.

Caso a ingestão de água seja totalmente interrompida, o corpo passará a enfrentar efeitos mais graves como diabetes, colesterol alto, problemas de pele e digestivos, fadiga e prisão de ventre. Além disso, o tempo de sobrevivência sem beber água varia entre três e cinco dias, dependendo da pessoa e do organismo.

3 dicas para facilitar o consumo de água

  1. Use aplicativos que te lembram de tomar água periodicamente durante o dia, como “Beber Água” e “Saldo de Água”;
  2. Diversifique: adicione frutas para aromatizar sua água, como limão e hortelã para mais refrescância, ou tome com gás, explorando as diversas formas de consumir a mesma bebida;
  3. Estabeleça metas: defina que você tomará, por exemplo, porções de 500mL ao longo do dia, sendo uma pela manhã, duas pela tarde e mais uma à noite. Assim, você garante o controle da quantidade de líquido que está ingerindo e se desafia a cumprir sua meta!

Saudável e sustentável

Por último, mas não menos importante, não deixe de contribuir com o meio ambiente ao refletir sobre as suas escolhas de consumo! Então, se for comprar água no supermercado, que tal escolher aquelas embalagens que podem se transformar em outros produtos no pós-consumo e gerar um menor impacto ao meio ambiente?

Você sabia que já existem águas vendidas em embalagens cartonadas, como a A9 da Poty ? Esta água em caixinha chega às prateleiras neste mês e é uma ótima opção de hidratação com sustentabilidade, vendida em uma embalagem reciclável com materiais podem ser transformados em novos produtos, como canetas, poltronas, bolsas, pisos e telhas.

Além disso, elas ocupam menos espaço nos caminhões e tornam a logística mais eficiente, acomodando de 10% a 20% mais unidades por caminhão. Com isso, além de hidratado e saudável, você contribui com a diminuição do impacto ambiental!