Então é Natal – e Ano Novo também!

Todo ano, temos apenas duas certezas quando se aproxima o período de festas: alguém vai começar a cantar a música da Simone e já começamos a salivar só de pensar nas ceias. O momento é de confraternização entre familiares e estas ocasiões são sempre regadas a muita comida boa!

Neste ano de 2020 será muito diferente, tudo será um pouco diferente, alguns passarão as festas apenas com a família mais próximas, outros sozinhos ou com companheiros de casa e pessoas com quem já têm contato no dia a dia para evitar contágios. Mas a dinâmica da ceia é a mesma: pães, patês, carnes, bebidas, receitas tradicionais de família, troca de presentes e aí de novo pães, patês, carnes, bebidas e receitas tradicionais de família… parece que não paramos de comer. ´

Então fica a pergunta: como não “enfiar o pé na jaca” em meio a tanto estímulo?

Atenção: os cuidados com a saúde e as recomendações de autoridades sanitárias se mantêm neste período. Lavar as mãos regularmente, manter ambientes arejados, evitar aglomerações  e não comparecer caso apresente alguns dos sintomas da COVID-19  são algumas das recomendações de especialistas.

Dicas de especialistas

Ano passado, conversamos com a nutricionista Marcia Daskal e ela deu uma dica que pode ficar para todos os anos: “A única pessoa que teve a última ceia foi Jesus! Todos nós teremos o dia seguinte e o que importa é o que fazemos durante o ano inteiro”, explica a especialista. O que significa isso? “Não precisa tirar o açúcar e a carne da ceia se não quiser, mas é importante colocar uma quantidade de produtos vegetais para também ter os benefícios destes alimentos. Experimente, escolha um pouco de cada comida e aproveite”, ela completa.

A Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria, também recomenda adaptar algumas receitas para versões mais saudáveis. “Por exemplo, para fazer uma rabanada com menos açúcar use adoçante culinário e opte por leite desnatado ou semidesnatado. Leve-a ao forno ao invés de fritar. Busque novos tipos de arroz no mercado para diferenciar sua ceia e agregar nutrientes, como o arroz negro ou o vermelho”, contou ela para o blog.

Temos aqui no blog também dicas específicas para cada parte da ceia, das entradas à sobremesa.

E para 2021, fica a mesma recomendação que fizemos para 2020: escolhas alimentares saudáveis durante todo o ano. Uma alimentação equilibrada é a base de todo o nosso bem-estar: ajuda a ter mais ânimo, disposição, horas de sono e uma melhor qualidade de vida, além de deixar-nos com a consciência um pouco mais limpa nestes momentos em que exageramos um pouco mais. Boas festas! 😉