Manter uma alimentação adequada durante a adolescência é fundamental assim como na infância. Geralmente o que acontece nesta fase da vida é a falta de nutrientes essenciais, essa carência pode se dar por diversos fatores. A nutricionista Maria Fernanda Elias explica “essa carência pode ter origem em uma variedade de fatores, como a adoção de dietas para perda de peso, padrões alimentares que excluem grupos de alimentos (leites e carnes) e refeições ricas em gorduras”.

Confira as dicas da nutricionista e saiba quais e por que os nutrientes não podem faltar no cardápio dos jovens.

Densidade óssea: Otimizar a formação de massa óssea é uma das prioridades na adolescência, portanto, é essencial a ingestão de cálcio, flúor, ferro, zinco, fósforo, magnésio, ácidos graxos ômega3, vitamina C, D,K, B6, B12 e ácido fólico.

Manutenção do Peso: Resultados de estudos científicos demonstram que o cálcio, as fibras e os ácidos graxos poli-insaturados têm participação ativa na manutenção do peso.

Pele Saudável: Cabelo e pele saudável são resultados de cuidados externos e boa nutrição. Os nutrientes responsáveis são: zinco, vitaminas C, E, complexo B e biotina (metabolismo, síntese e reparo); vitaminas A e D (crescimento e diferenciação celular); carotenóides e outros nutrientes antioxidantes (proteção contra raios UV, poluição); ácidos graxos ômega-6 (elasticidade, força e hidratação da pele); ácidos graxos ômega-3 (ação anti-inflamatória).

Maria Fernanda Elias – Nutricionista, Mestre em Saúde Pública e Doutoranda em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo. Diretora da Food Notes: Comunicação de Nutrição e Saúde.