Você realiza três refeições por dia? Café da manhã, almoço e jantar, correto? E entre as principais refeições, você se alimenta? Intercalar lanches entre as principais refeições é necessário, mas a dúvida é: por quê?

A nutricionista Maria Fernanda Elias esclarece, “quando uma pessoa fica muito tempo sem comer, o nível de açúcar no sangue cai e ela começa a se sentir fraca, indisposta e a ter dores de cabeça. Esses sintomas variam de pessoa para pessoa e de acordo com a quantidade de horas que ela permaneceu em jejum. Portanto, o ideal é que haja uma distribuição de refeições ao longo do dia”.

Outra questão é que ficar muito tempo sem comer faz com que as pessoas fiquem com uma fome exagerada na refeição seguinte. Desta maneira, a tendência é comer demais e qualquer coisa, sem prestar atenção na qualidade nutricional do alimento.

“O ideal é fazer três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), intercaladas por pequenos lanches (lanche da manhã, lanche da tarde e lanche da noite, quando necessário).

Ou seja, o indivíduo não precisa respeitar exatamente três horas. O importante é que ele faça essas cinco ou seis refeições e não fique mais de 4 horas sem comer alguma coisa”, afirma a nutricionista. Não esqueça de inserir alimentos saudáveis para manter uma alimentação equilibrada 😉

Maria Fernanda Elias – Nutricionista, Mestre em Saúde Pública e Doutoranda em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo. Diretora da Food Notes: Comunicação de Nutrição e Saúde.