Nutrição Prática & Saudável

Combinação de alimentos pode oferecer vantagens nutricionais

Você acredita que existem pares perfeitos? Se na vida sentimental essa afirmação pode não fazer sentido para todas as pessoas, na gastronomia ela é absoluta. Isso porque a combinação de determinados alimentos, além de resultar na união maravilhosa de sabores, também soma nutrientes que se completam. Muitas vezes, a riqueza de nutrientes não está somente em um tipo de alimento, é necessário uma combinação para que a refeição seja mais rica em vitaminas e sabor. A revista Pense Leve publicou as características nutricionais e a quantidade de calorias presentes em alguns pares tradicionais da cozinha brasileira. Veja abaixo:

Queijo com goiabada | O queijo é ótima fonte de proteína animal, cálcio e vitamina B5. A goiabada por sua vez é rica em carboidratos, já que possui açúcar simples na sua composição. A combinação deve ser consumida com moderação pelo alto valor calórico. Há, em média, 250 kcal em uma pequena porção de 100 gramas da sobremesa.

Arroz e feijão | A junção desses dois alimentos traz muitos benefícios à saúde, pois cada um tem possui aminoácidos diferentes. O arroz é rico em carboidratos, vitaminas – inclusive as do complexo B – e sais minerais, sem falar que contém metionina, um aminoácido que ajuda a processar as gorduras e a preservar a função hepática. Já o feijão é rico em vitaminas B1, B2, B3 e B9, potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco, magnésio e ainda contém lisina, um aminoácido essencial, ou seja, que não é produzido pelo corpo. A união dos dois possibilita a digestão de todas as vitaminas e proteínas. Uma porção de três colheres de servir de arroz para duas de feijão possui cerca de 239 calorias.

Aveia e iogurte | A aveia é rica em proteínas, minerais e fibras, devido à presença de beta glucana, uma fibra hidrossolúvel responsável por ligar ácidos biliares e eliminá-los pelas fezes. Isso faz com que o colesterol presente na corrente sanguínea seja mobilizado para formação de mais ácidos biliares, reduzindo, assim, os níveis do colesterol no sangue. O iogurte é rico em cálcio e proteínas. O valor calórico de consumo do iogurte dependerá do tipo, se desnatado terá cerca de 100 calorias. Duas colheres (sopa) de aveia flocos tem 106 kcal.

Ovo e batata | O ovo é uma excelente fonte proteica, sem contar que é rico em vitaminas e minerais, principalmente pela presença de colina, que faz parte das vitaminas do complexo B. Ajuda na absorção do colesterol “ruim” e também a reduzir a fadiga muscular. É bom para memória, concentração, desenvolvimento cerebral e crescimento saudável do feto. Possui, em média, 77 calorias quando cozido. A batata, por sua vez, é fonte de carboidrato, fibras, vitaminas B, C, E e K, potássio, cálcio, ferro, magnésio, manganês e zinco. Uma porção de 100 gramas do alimento possui 80 kcal, mas o valor pode variar entre os modos de preparo, por isso, prefira consumir cozida ou assada.

Chocolate com morango | O chocolate amargo – que é o mais indicado para o consumo – possui potássio e magnésio, melhora a saúde do coração e ajuda a combater o estresse. Isso porque quanto maior a concentração de cacau maior a presença de flavonoides (catequinas e proantocianidinas), que são antioxidantes naturais. O valor calórico varia de acordo com a porcentagem de cacau. O morango é uma fruta rica em vitamina C, silício, manganês, potássio, vitaminas do complexo B e K, antocianinas e antioxidantes, que ajudam a combater radicais livres. E ainda é pouco calórico, são apenas 30 calorias em 100 gramas.