O Dia de São João, em 24 de junho, é a data em homenagem a um dos padroeiros das festas juninas, cultura típica brasileira que é comemora em todo o país. E a culinária é um elemento mais que especial nessa tradição. Milho cozido, quentão, vinho quente, canjica – pé de moleque, pé de moça, paçoca… o amendoim é a estrela de muitos desses pratos! Mas, afinal, o que você sabe sobre esse alimento?

Convidamos a nutricionista Juliana Rossi di Croce, da Clínica Equilíbrio Nutricional, para esquecer alguns importantes pontos sobre o popular, versátil e querido amendoim. “Além da mãozinha na hora de emagrecer porque estimula a saciedade devido às fibras, o amendoim também é um protetor do coração”, conta Roseli. A razão é a presença de nutrientes fundamentais para diminuir o colesterol LDL, conhecido como “ruim”, também para manter as artérias sempre saudáveis, afastando o risco de doenças cardiovasculares. “É o caso dos fitoesterois, substâncias que competem com o LDL na hora em que ele gruda em células específicas para ser assimilado”, explica a nutricionista. “Os fitoesterois enganam o organismo, tomando o lugar do mau colesterol e favorecendo sua eliminação”.

Outra substância presente no amendoim é o resveratrol, corante natural encontrado também em uvas e cebolas roxas. “Por ser um poderoso antioxidante, ele age impedindo que o colesterol LDL forme placas enrijecidas nas artérias, a gênese da aterosclerose, um entupimento generalizado que abre caminho para a ocorrência de um infarto”.

Primo do feijão, o amendoim também é fonte de arginina, um aminoácido que se transforma em óxido nítrico dentro do corpo. Roseli aponta que seus efeitos são o relaxamento das artérias, “o que aumenta o fluxo sanguíneo e diminui a pressão arterial”.

A nutricionista ainda aponta que, como toda oleaginosa, o amendoim é fonte de ácidos graxos monoinsaturados, as famosas “gorduras do bem”, incluindo o ômega-3. “Ele ainda fornece grandes quantidades de potássio, magnésio e vitamina E. Por falar nesses dois últimos nutrientes, trata-se de uma dupla essencial para deixar o cérebro funcionando nos trinques. Já o potássio é célebre por evitar cãibras e fortalecer os ossos. Tudo isso é, sem dúvida, um prato cheio para a sua saúde”.

O amendoim é, afinal, tudo de bom. Só não vale abusar das receitas repletas de açúcares nessas festas, hein? Moderação é essencial. Mas, para quem quer aproveitar o melhor desse amigão do peito, Roseli Rossi indica uma receita de shake de dar água na boca.

SHAKE DA SACIEDADE

Ingredientes

● 1 copo de leite de arroz
● 1 colher de sobremesa de farelo de aveia
● 1 colher de sopa de abacate
● 1 colher de chá de cacau
● 8 amendoins sem sal tostados

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o amendoim. Quebre o amendoim em pedaços e polvilhe por cima do shake. Sirva a seguir.

Fonte:
Dra. Juliana Rossi Di Croce | CRN P 40228/P
Clínica Equilíbrio Nutricional