Nas próximas vezes que você for ao supermercado, pare por alguns segundos nas seções de laticínios e observe todas as opções de bebidas que temos: leites integrais, desnatados, sem lactose, enriquecidos com cálcio, com potássio, achocolatados, iogurtes. Hoje, encontramos muitos produtos nessa linha e a tendência é que este número só aumente.

Diversas mudanças culturais e no estilo de vida dos consumidores criam essa demanda importante por cada vez mais opções de produtos nutritivos e com maior conveniência. Rotinas corridas, atribuladas, agendas lotadas de reuniões, com pouco tempo para refeições e muita tentação de lanchinhos pouco saudáveis são a norma para grande parte dos brasileiros.

É este o espaço que as opções para lanches de ocasião nutritivos querem ganhar, com produtos que possam ser consumidos em movimento, geralmente entre um compromisso e outro. E isso não é diferente para as bebidas derivadas do leite. Segundo pesquisas da Tetra Pak e da Betânia Lácteos, mais de 60% do consumo de iogurtes tradicionais acontece em lanches de ocasião, sendo que 40% dos brasileiros mantêm bebidas lácteas em sua dieta.

Os resultados demonstram que o brasileiro procura opções mais saudáveis de snacks e refeições leves, mas tem pouco tempo para se planejar ou preparar algo durante o dia. Foi esta conclusão que influenciou o desenvolvimento e o lançamento de um novo produto no mercado: as bebidas lácteas que podem ser consumidas em qualquer momento e em qualquer lugar. O Yogi&Leve, da Betânia, é uma bebida láctea, semelhante a um iogurte tradicional, mas cujo transporte, armazenamento e consumo pode ser realizado em temperatura ambiente.

Mas o que é uma bebida láctea?

A bebida láctea é um produto composto obrigatoriamente de soro de leite e de leite, e também pode conter outros ingredientes não-lácteos (frutas em pedaços, polpa, suco) e outros preparados à base de frutas, mel, cereais, vegetais, gorduras vegetais, chocolate, frutas secas, café, especiarias, mas a sua proporção para a massa total deve ser de, no máximo, 49%. Além disso, a bebida láctea deve apresentar, no mínimo, 1g de proteína a cada 100g¹.

Os alimentos mais próximos das bebidas lácteas, em gosto e textura, são os iogurtes. Mesmo assim, ainda existem muitas diferenças entre eles, principalmente na composição. Nos iogurtes, alimentos fermentados com bactérias benéficas como as streptococcus thermophilus e lactobacillus bulgaricus, os ingredientes não lácteos podem estar presentes na proporção máxima de 30%.

Por que incluir estas bebidas na dieta?

Embora muito diferentes na composição, as bebidas lácteas e os iogurtes são igualmente importantes para compor uma dieta equilibrada. O consumo de alimentos provenientes do leite é bem-vindo por conter componentes importantes como cálcio, proteínas e outras vitaminas e minerais que fazem bem para o funcionamento do organismo e até para a saúde da pele.

Produtos como o Yogi&Leve são fáceis de consumir e tornam-se uma opção saudável para aqueles momentos em que adoramos beliscar quando estamos na correria. E para quem tem um tempinho a mais para preparar o lanchinho, as bebidas lácteas podem inclusive ser acompanhadas de porções de frutas, castanhas, aveia, mel, combinando muitos outros componentes que ajudam a manter uma alimentação completa.

 

Fontes:

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: Instrução Normativa nº 16 – “Regulamento técnico de identidade e qualidade de bebidas lácteas”.

Revista Laticínios.