Nada é para sempre, certo? Já nos acostumamos a ouvir isso a respeito de relacionamentos, que “são eternos enquanto duram”, e ninguém se arrisca a discordar quando o assunto é comida. Qualquer pessoa que já viu moscas se juntando ao redor das frutas ou sentiu o cheiro de leite estragado saber que nenhuma comida é eterna.

Quer dizer, no mundo comestível, talvez só o mel seja para sempre. Em 2015, arqueólogos em expedição no Egito encontraram frascos do alimento de mais de três mil anos – e o mais impressionante disso era: o alimento ainda era comestível depois desse tempo todo¹! Isso graças às características do mel: pouca água e muito açúcar, assim as bactérias não conseguem se desenvolver.

Mas isso é outra história. O que importa é que não podemos tratar nenhum alimento da mesma forma que tratamos o mel. Ninguém espera que aquelas sobras de arroz do almoço ou os legumes comprados na feira durem milênios. Nossas comidas em contato com o ambiente normalmente estragam depois de alguns dias – um sinal de que a natureza está funcionando.

Os alimentos e bebidas duram bastante tempo na prateleira, fora da refrigeração, por causa da tecnologia da embalagem. O processo de envase asséptico, que garante que não haja nenhum contato humano ou com o ambiente externo, faz o conteúdo da embalagem ser livre de bactérias. Mas, depois de aberta a caixinha, o conteúdo entra em contato com o ar e as condições mudam, dando chance aos micro-organismos se proliferarem e mudarem a composição do alimento, trazendo um risco maior de contaminação.

Então é melhor saber conservar direitinho, não é?

Já preparamos, há algum tempo, dicas com as melhores maneiras de organizar e armazenar os alimentos na geladeira e agora é a hora de saber como conservar aquele conteúdo das embalagens depois de abrir. Confira algumas dicas para fazer seus alimentos e bebidas durarem por mais tempo!

Sucos

O ideal é aproveitar aquele almoço de família ou um lanchinho da tarde para tomar de uma vez toda a bebida que vem na caixinha. Se por acaso sobrar, o suco deve ser mantido na geladeira em sua embalagem original e é importante seguir as recomendações do fabricante no rótulo para consumir tudo em um prazo que seja seguro e mantenha as características da bebida – o que, normalmente, significa três dias depois de aberto.

Leites

Quando abrimos um leite em caixinha, dificilmente tomamos o conteúdo de um litro de uma só vez. É muito comum guardarmos embalagens longa vida abertas na geladeira e não há nenhum mal nisso! O leite, depois de aberto, deve ficar guardado na geladeira, entre 1º e 10º C e consumido em até dois dias². A única preocupação que devemos ter, segundo os especialistas, é armazenar nas prateleiras de dentro e não na porta da geladeira, já que este local tem sempre uma variação de temperatura que pode acelerar o processo de deterioração.

Molhos

Fez aquele macarrão no sábado, mas não usou todo o molho de tomate da caixinha? Sem problemas! Você pode guardar o molho, mas tem que tomar certos cuidados. O recomendado é sempre armazenar em potes fechados, de preferência de vidro, mas pode também ser uma louça coberta com papel filme plástico. Uma dica importante é acrescentar, por cima, uma dose de azeite sobre toda a superfície do molho, formando uma camada fina. Isso vai proteger e conservar o molho de tomate em perfeitas condições até a próxima vez que for usar.

Fontes:

¹National Geographic.

²Piracanjuba.