Por Carolina Pimentel*

Como cuidar da imunidade a partir da alimentação?

Muito tem se falado sobre o sistema imunológico e como fortalecê-lo. De fato, tenho recebido muitas perguntas sobre quais os alimentos que ajudam a garantir uma boa imunidade, mas como não existe um único nutriente mágico capaz de executar sozinho esse papel, a minha resposta é: adote hábitos alimentares saudáveis.

Antes de qualquer coisa, é preciso explicar que o papel do sistema imune é garantir a defesa de nosso corpo contra todas as formas de ataque, seja por vírus, bactérias, fungos ou corpos estranhos. E é exatamente por isso mesmo que a nutrição tem enorme importância nessa função, uma vez que todas as células do corpo humano, inclusive as de defesa, precisam de nutrientes para se desenvolverem. Entre eles, podemos destacar:

  • A vitamina A, que auxilia na ativação dos linfócitos T (células de defesa) e na restauração da mucosa do trato pulmonar. Pode ser encontrada em frutas e legumes amarelos e alaranjados, gema de ovo e vísceras.
  • A vitamina B6, essencial no processo metabólico dos carboidratos e das proteínas, que têm um papel fundamental no sistema imune. Pode ser encontrada no milho, gérmen de trigo, soja, melão, batatas, carnes e miúdos como fígado, rim e coração.
  • A vitamina C, tão conhecida por auxiliar na função imune, também atua como um importante antioxidante, diminuindo e protegendo as células contra lesões e danos. É facilmente encontrada nas frutas em geral, como laranja, goiaba, kiwi, morango e melão.
  • A vitamina D, que auxilia o sistema imunológico por meio do estímulo à produção de catelicidinas, que são substâncias antibacterianas, antifúngicas e antivirais. Em alimentos, é encontrada no óleo de fígado de bacalhau, na gema de ovo, na manteiga, no atum, cação, sardinha e em pescados gordos como o arenque. No entanto, a quantidade encontrada nos alimentos é muito baixa, por isso, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia recomenda a exposição ao sol. Além disso, atualmente existem diversos produtos alimentícios fortificados com a vitamina .
  • A vitamina E e o selênio, considerados potentes antioxidantes por reduzirem os danos às células, diminuindo assim, o risco de contrair infecções respiratórias e protegendo o organismo de danos celulares. Esses nutrientes podem ser encontrados nas oleaginosas como castanhas, avelã, amendoim, pistache, abacate, sardinha e semente de girassol.
  • O ferro, também é um mineral muito importante para o sistema de defesa, pois em casos de deficiência decorrentes de ingestão inadequada, pode levar a alterações no sistema imune, a resistência diminuída, e ao cansaço. Ele pode ser encontrado em fontes de origem animal, como as carnes em geral, sobretudo na carne vermelha e nos alimentos de origem vegetal, como o feijão, a lentilha, o grão de bico e os vegetais verde-escuros.

Como eu disse anteriormente, gosto sempre de lembrar que um estilo de vida mais saudável é o que ajuda no fortalecimento de sistema imunológico. E a escolha de uma alimentação colorida e equilibrada é o primeiro passo.

Mas isso não basta: é preciso ter também uma boa qualidade do sono, praticar atividades físicas regularmente, encontrar formas de controlar o estresse e, também, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.

Espero que com essas dicas você passe a incluir hábitos mais saudáveis na sua vida e da sua família, garantindo assim, uma boa imunidade para todos. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário que responderemos com o maior prazer. A sua dúvida pode ser a de outras pessoas!

 

Referências bibliográficas:

BARRETO, B. A. P.; MOURA, C. A. F. Imunidade. In: Pimentel, C. V. de M. B.; Elias, M. F.; Philippi, S. T. Alimentos funcionais e compostos bioativos.1ª. ed. Barueri (SP): Manole, 2019.

MAEDA, S. S.; BORBA, V. Z. C.; CAMARGO, M. B. R.; SILVA, D. M. W.; BORGES, J. L. C.; BANDEIRA, F.; LAZARETTI-CASTRO, M.  Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D. Arq Bras Endocrinol Metab. 2014;58/5.

MANELA-AZULAY, M.; MANDARIM-DE-LACERDA, C. A.; PEREZ, M. A.; FILGUEIR, A. L.; CUZZI, T. Vitamina C. An bras Dermatol, Rio de Janeiro, 78(3):265-274, maio/jun. 2003.

PINHEIRO et al. Tabela para avaliação de consumo alimentar em medidas caseiras. São Paulo: Editora Atheneu, 2008.

SARNI, R. O. S.; SOUZA, F. I. S.; COCCO, R. R.; MALLOZI, M. C.; SOLÉ, D. Micronutrientes e sistema imunológico. Rev. bras. alerg. imunopatol. 2010; 33(1):08-13.

Dra Carolina Pimentel. Nutricionista. Mestrado e Doutorado pela USP. Especialista em Medicina do Estilo de Vida pelo International Board of Lifestyle Medicine. Autora dos livros “Além da Nutrição – O impacto da nutrição materna nas futuras gerações” e Alimentos Funcionais e Compostos bioativos” pela Ed Manole.