Como a alimentação pode ajudar a melhorar o seu sistema imunológico?

Muito tem se falado sobre imunidade e sobre como podemos proteger o nosso organismo e o de pessoas próximas de nós. Mas você conhece os fatores que influenciam na resposta imunológica do nosso organismo e como podemos melhorar a sua resposta?

O que é o sistema imunológico?

Para começar, o sistema imunológico diz respeito à rede de células, tecidos e órgãos que, juntos, agem contra o ataque de antígenos, ou invasores externos. Estes podem ser bactérias, vírus e outros micróbios, ou outros agentes nocivos como veneno.

Nosso corpo está o tempo todo reagindo a estes invasores com uma barreira de substâncias como os anticorpos, proteínas produzidas pelo sistema imunológico. As milhões de células envolvidas na imunidade têm diferentes funções e são responsáveis por garantir a nossa defesa e manter o corpo em bom funcionamento. As doenças, infecções e alergias surgem quando a nossa imunidade não consegue combater os invasores de forma eficaz.

O que influencia a função imunológica?

São alguns os fatores que podem influenciar a resposta do nosso sistema imunológico aos antígenos, segundo a Dra. Carolina Pimentel:

  • O estado nutricional;
  • A exposição a patógenos/imunização;
  • Estresse;
  • Genética;
  • Idade;
  • Sexo;
  • Estado hormonal;
  • Tabagismo e etilismo;
  • Atividade física;

Entre todos estes elementos, talvez aquele que nós possamos mais interferir de maneira positiva é o relacionado à alimentação. A Dra. Carolina Pimentel elenca algumas vitaminas e minerais que são extremamente importantes para o sistema imunológico e devem estar bem presentes nos nossos pratos no dia-a-dia, como: as vitaminas A, B e C, o ferro, o zinco, o cobre, o selênio e o manganês.

Para a vitamina A, aposte nas frutas e legumes amarelos e alaranjados, vegetais verde-escuros, gema de ovo e o leite.

Aliás, a bebida e seus derivados são grandes aliados da imunidade. Isso porque ajudam a manter a nossa microbiota intestinal funcionando perfeitamente – neste caso, são as bactérias “boas”, que já vivem dentro de nós.

Grande parte dos nutrientes que precisamos para construir as nossas defesas são confeccionadas no intestino. Iogurtes e alimentos fermentados são fontes dessas bactérias consideradas benéficas e podem ajudar as células do intestino a otimizar o processo de absorção de nutrientes, equilibrando a nossa microbiota.

Já o leite, é fonte de diversos minerais e de fibras, um componente alimentar que estimula o desenvolvimento e a atividade das nossas bactérias do intestino. Esta atividade regular ajuda a minimizar o risco de várias doenças. Ou seja, leite é bom para a saúde e para imunidade!

Além disso, a vitamina C, um ótimo antioxidante, pode ser encontrada nas frutas in natura ou sucos de goiaba, kiwi, laranja, mamão, morango, além do pimentão vermelho. Outros alimentos que podem apresentar os minerais mais importantes para a imunidade são as castanhas, o azeite, os ovos, as carnes e peixes, as sementes, o abacate e os vegetais verde-escuros.

Varie bastante o seu prato para garantir uma maior quantidade de nutrientes!

 

Fontes:

Ministério da Saúde.

Martínez, Alfredo Córdova & Mon, Melchor Alvarez. O sistema imunológico: Conceitos gerais, adaptação ao exercício físico e implicações clínicas. Revista Brasileira de Medicina do Esporte.

Calder & Kew. The immune system: a target for functional foods? The British Journal of Nutrition.