Chegado o tão esperado domingo! A brincadeira de caça aos ovos já está preparada, os ovos de Páscoa ou barras de chocolate estão prontinhos para presentear os amigos e familiares, e você não vê a hora de passar o almoço para iniciar a degustação!? De repente bate aquela preocupação em comer chocolate. Relaxe! Vamos te contar os benefícios dessa paixão nacional para você aproveitar sem culpa.

O chocolate é produzido com a semente do cacau, fruto rico em flavonoides, substâncias que possuem poder antioxidante, protegem contra doenças cardiovasculares e ajudam a neutralizar os radicais livres, retardando o envelhecimento da pele. Além disso, a sensação de relaxamento e bem-estar quase que instantâneas estão relacionadas ao estímulo da produção de neurotransmissores como endorfina, serotonina e dopamina. Essas propriedades também fazem com que o chocolate com alto teor de cacau atue na melhora do humor, da memória, da regulação do sono e da capacidade de aprendizado!

Um estudo recente desenvolvido por pesquisadores italianos revelou que o consumo regular de cacau pode beneficiar na memória recente e no processamento de informações visuais. A pesquisa, publicada no periódico Frontiers in Nutrition, relacionou o consumo a longo prazo de altas quantidades de flavonoides presentes no cacau a ganhos nas atividades cognitivas – que envolvem diferentes aspectos coordenados pelo cérebro, como a aquisição da atenção e do raciocínio.

Os benefícios variaram de acordo com o perfil dos participantes. Para os mais velhos, o consumo a longo prazo melhorou a atenção, raciocínio, memória de curto prazo e dicção. Os resultados foram mais significativos para idosos que já tinham prejuízos cognitivos ou que já começavam a apresentar perda de memória. No entanto, mesmo no caso de adultos saudáveis, as funções cognitivas foram impactadas.

Portanto, não há nada de errado em se permitir saborear um delicioso chocolate – sobretudo o amargo, com 70% de cacau ou mais, que é mais rico em flavonoides. Fazendo boas escolhas é possível aproveitar todas esses benefícios não só hoje, mas sempre!

Feliz Páscoa!

 

Fontes:

Revista Saúde

Frontiers in Nutrition