Por que você deveria considerar incluir o abacate na sua dieta?

Há alguns anos, ele começou a ganhar bastante atenção de pessoas, como nós, preocupados com alimentação saudável. Quem nunca viu – ou postou – uma foto de abacate ou algum prato com a fruta nas redes sociais?

Mas, além da cor verde que gera imagens lindas para as postagens, ele é muito mais! Original do México e da América Central, na verdade, ele já está no gosto dos brasileiros há muito tempo.

Acredita-se que dom João VI (1767-1826) chegou a plantar umas mudas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. E mais de um século depois, na década de 1970, Gilberto Gil eternizou o abacateiro com a música “Refazenda”.

Se você precisar de alguns motivos para ser convencido do poder do abacate, nós listamos alguns especialmente com esse objetivo.

1. Frescor

O Brasil é hoje um dos dez maiores produtos de abacate do mundo, segundo a Embrapa. Ele ainda está longe de ser uma das frutas mais consumidas pelo brasileiro – até porque a competição é bem difícil contra um time com laranja, banana, tangerina, manga e limão. Mas você pode ter certeza que sempre vai encontrar a fruta fresquinha nos supermercados por aí!

Só fique ligado em algumas dicas para escolher aqueles no ponto ideal e guardar bem o fruto:

Ao apalpar suavemente, veja se ele não está nem mole nem duro demais. Muito duro quer dizer que ele ainda não amadureceu. Muito mole é sinal de que passou do ponto.

Se você não usou todo o abacate na sua vitamina com leite, leve o que sobrou à geladeira com o caroço e algumas gotas de limão para evitar uma oxidação rápida.

2. Saciedade

Algumas pesquisas já indicaram que o consumo frequente do fruto diminui a chance de obesidade e atenua o ganho de peso – como esta da revista Nutrients. A alta concentração de gordura da fruta, que garante a cremosidade da polpa, é um dos elementos que ajuda a aumentar a sensação de saciedade depois do consumo. Além disso, o abacate também é rico em fibras, que ajudam a segurar o impulso de beliscar por aí.

3. Energia

A gordura do abacate é uma ótima reserva energética para o corpo e o consumo da fruta ajuda a evitar a fadiga muscular. Muita gente costuma consumir uma porção pequena antes de treinar. O ômega 3 presente na fruta também ajuda a melhorar o funcionamento do cérebro, estimulando a circulação sanguínea e a capacidade de concentração. Seja para manter a mente ou o corpo ativo, o abacate é uma ótima pedida!

4. Beleza

Não contente em ser um superalimento, o abacate também é um queridinho dos tratamentos de pele e cabelo. Utilizado como base em alguns cosméticos, a fruta ajuda a proteger e evitar o envelhecimento das células da pele. A vitamina, na qual o abacate é rico, é um componente que ajuda na metabolização do colágeno. Ele também pode ser usado em receitas caseiras para deixar os cabelos mais brilhantes e macios, como você pode conferir no blog Tua Saúde. Tente aproveitar a fruta toda para suas receitas saudáveis e tratamentos de pele.

5. Rima com versatilidade

Certo, não rima literalmente com versatilidade. Mas o abacate é uma fruta que pode ser preparada de várias maneiras saborosas. Da simples guacamole que alimenta grupos de amigos em noites de filmes às vitaminas pré-treino.

Deixamos aqui uma dica simples de bebida batida com abacate, mas você pode conferir muitas no nosso blog e compartilhar conosco as suas criações.

Ingredientes
  • 1 xícara (chá) de AdeS Vitamina de Banana Zero
  • meia xícara (chá) de abacate picado (70g)
  • 1 colher (sopa) de quinoa vermelha
  • 1 pitada de canela em pó
 Modo de preparo

Coloque tudo no liquidificador e bata por 3 minutos. Pronto! É só transferir para copos e servir a seguir.