Suco de caixinha faz mal?

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Saiba quais são os mitos e verdades sobre as bebidas em caixinhas

Conciliar uma alimentação saudável e nutritiva com a dinâmica acelerada no nosso dia a dia é um verdadeiro desafio. Neste cenário, de um lado, encontramos consumidores cada vez mais ávidos por praticidade; do outro há a indústria, focada em desenvolver produtos de qualidade que atendam a esses anseios.

No caminho, no entanto, esbarramos em um tabu: muita gente ainda não acredita na saudabilidade de produtos industrializados. Que tal falar sobre isso? Vamos aos pontos:

Beber suco faz tão bem quanto comer uma fruta?

Sim, suco faz muito bem! A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo mínimo, diariamente, de 400 gramas de frutas, legumes e verduras.

O Brasil produz milhões de toneladas de frutas tropicais, subtropicais e de clima temperado todos os anos – somos um dos maiores produtores mundiais. No entanto, somente um quarto da população brasileira consome a quantidade recomendada pela OMS*.

O cenário não parece muito animador, não é? É nessa hora que o suco em caixinha, néctar ou 100%, entram em cena. Eles contêm frutas e podem ser aliados de peso para melhorar essa média.

Menina bebendo suco de caixinha

Sucos de caixinha contêm açúcares e conservantes?

Os sucos de caixinhas podem ou não ter adição de açúcar. Desde 2014, os fabricantes obrigatoriamente informam qual é a porcentagem de fruta ou suco presente no produto. Este número, junto da informação sobre a forma de processamento e ingredientes contidos em cada produto, é o que determina a diferença entre sucos 100%, néctares, refrescos e sucos em pó. Com o esclarecimento de todos os dados, fica mais fácil escolher aquele que melhor se encaixa com seu perfil de consumo.

Vale lembrar que as frutas são fontes naturais de frutose, que é um tipo de açúcar. Então, este elemento estará presente na sua dieta quer você coma a fruta inteira, quer beba um suco 100%.

Fique de olho: O suco de fruta 100% não tem adição de açúcar em sua fórmula. Os sacarídeos presentes nele são os mesmos que estão nas frutas!

Diferenca-dos-tipos-de-bebidas

Qual a diferença entre a quantidade de vitamina C do suco 100% e do suco in natura?

Insignificante. Isso é o que pesquisas constataram após comparar o teor de vitamina C entre os produtos natural e industrializado. Quer dizer, você encontra no mercado opções que oferecem quantidades de nutrientes semelhantes aos da bebida caseira.

Qual a quantidade diária de suco que posso beber?

Os sucos são fontes garantidas de nutrição e hidratação e, quando consumidos com equilíbrio, são perfeitos para compor o cardápio do café da manhã e até dos lanches intermediários. As porções por refeição podem variar de 200 ml a 300 ml.


Suco de laranja

Por que o suco em caixinha dura tanto na prateleira?

É justamente dessa característica que vem o nome “longa vida”. Os sucos em caixinha passam por um tratamento térmico que os aquece a uma temperatura moderada por um curto tempo. Assim, os micro-organismos indesejados são eliminados, enquanto as propriedades nutricionais são mantidas.

A etapa seguinte é o envase asséptico, um processo seguro e sem qualquer contato com o meio externo e a máquina. As embalagens possuem camadas intercaladas de papel cartão, alumínio de polietileno. Elas servem para dar firmeza à embalagem e, principalmente, proteger a bebida contra a luz e o ar.

Você sabia?

Algumas vitaminas são extremamente sensíveis à luz – é o caso da A e da B2, por exemplo. É por isso que a caixinha não pode ser transparente. Sem contato com a luz, os alimentos mantém seus nutrientes!

Além disso, as embalagens longa vida dispensam a necessidade de conservantes. Se essa questão é importante para você, fique de olho nos rótulos e busque sua opção ideal nas prateleiras dos mercados.

O segredo é manter uma dieta equilibrada na sua totalidade. Assim, você pode aproveitar a praticidade dos sucos de caixinha, transformando-os num aliado para sua rotina, ajudando a suprir suas necessidades diárias de vitaminas, fibras, ferro e proteínas.

 

Leia também:

Como são produzidas as embalagens longa vida?
Por que alimentos em caixinha não estragam rápido?
Quais são as diferenças entre suco, néctar e refresco?
Qual a diferença entre a caixinha longa vida e as outras embalagens?

Fontes:

*Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2014)

Equilibrium Consultoria

Instituto brasileiro de Frutas (IBRAF). Frutas brasileiras em ascensão. Disponível em: http://www.ibraf.org.br/imprensa/0901_frutasbrasileirasascensao.asp

Instituto AHAU

5 ao dia

Visite regularmente os profissionais de saúde e alimentação de sua confiança. Esse site possui conteúdo meramente orientativo e complementar.

5 ideias sobre “Suco de caixinha faz mal?

  1. Ótimo post, obrigado me ajudou muito.
    Recentemente opere por pedras no rim, e estou buscando melhorar minha saúde com uma boa alimentação.
    Obrigado

    • Olá, Everton

      Que bom que o post foi útil para você! Desejamos uma boa recuperação.

      Um abraço,

      Equipe de Comunicação da Nutrição Prática & Saudável

  2. Muito boa esse matéria, aqui em casa minha mãe deixou de comprar a muuuuuuito tempo, pois a quantidade de açúcar é absurda e ainda tem os conservantes que piora bastante.

    Parabéns pelo blog e ganhou mais 1 seguidor

    • Agradecemos o elogio, Roberto!
      As informações nos rótulos podem ajudar bastante na hora de fazer suas escolhas no supermercado – há opções sem adição de açúcar e conservantes também.

      Um abraço,

      Equipe de Comunicação da Nutrição Prática & Saudável

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>