Você já ouviu falar de antioxidantes? São substâncias presentes nos alimentos, como  as vitaminas e os minerais, que combatem a ação dos radicais livres, moléculas que são produzidas naturalmente pelo organismo. Em excesso, esses radicais desestabilizam as células do organismo e podem provocar envelhecimento e até a doenças como o câncer.
Essa categoria de nutrientes possui efeitos diferentes pelo corpo, mas todos estão ligados ao bem-estar e à saúde. Por isso, o ideal é apostar não apenas em uma fonte de antioxidantes, e sim variar o cardápio. O que, aliás, é uma dica preciosa para qualquer alimentação saudável!
Veja a seguir seis antioxidantes importantes e onde encontrá-los. A lista foi elaborada com o auxílio da nutricionista Clarissa Casale Duomo, especialista em nutrição funcional e graduada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp):

1) Betacaroteno

Onde encontrar: cenoura, abóbora, beterraba e damasco.

O que faz: Estudos mostram que ele pode proteger a pele contra os danos da exposição solar e ainda diminuir a oxidação do colesterol nos vasos sanguíneos. Essa oxidação abre espaço para a formação das placas de gordura que, mais tarde, estão associadas a doenças cardiovasculares.
2) Vitamina C 
Onde encontrar: acerola, caju, brócolis, caju, couve, laranja, limão, manga, melão, morango e outros.
O que faz: um dos antioxidantes conhecidos há mais tempo e mais poderosos. É fundamental para a manutenção das nossas defesas e também atua na síntese do colágeno, nutriente que mantém a pele firme e que é necessário para as articulações.

 

3) Vitamina E 
Onde encontrar: arroz integral, amêndoa, amendoim, castanha do Brasil, milho, semente de girassol.
O que faz: ela equilibra a presença dos radicais livres no organismo e tem propriedades anti-inflamatórias. Essa combinação faz com que o nutriente tenha ação comprovada pela ciência na prevenção de doenças cardiovasculares.

4) Ácido elágico

Onde encontrar: frutas vermelhas, nozes e romã.
O que faz: menos conhecido, esse nutriente também combate inflamações pelo corpo. Faz parte da categoria dos polifenois, compostos presentes nos vegetais que estão ganhando fama pelas suas vantagens para a saúde.

 

5) Licopeno 
Onde encontrar: tomate, melancia, goiaba.
O que faz: antioxidante que ganhou fama por prevenir alguns tipos de câncer. Uma das melhores fontes de licopeno é o extrato de tomate, pois ali ele está mais concentrado. Para aproveitar ainda mais suas vantagens, consuma com um pouco de azeite.

 

6) Zinco 
Onde encontrar: feijão, nozes e cereais integrais.
O que faz: grande aliado da imunidade, o mineral está presente em suplementos multivitamínicos, mas dá para obtê-lo ao comer o bom e velho feijão, que também carrega a dupla de antioxidantes cisteína e glutationa. O zinco também protege o cérebro de doenças neurodegenerativas.