Saiba quais são as melhores fontes de antioxidantes

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+
Você já ouviu falar de antioxidantes? São substâncias presentes nos alimentos, como  as vitaminas e os minerais, que combatem a ação dos radicais livres, moléculas que são produzidas naturalmente pelo organismo. Em excesso, esses radicais desestabilizam as células do organismo e podem provocar envelhecimento e até a doenças como o câncer.

 

Essa categoria de nutrientes possui efeitos diferentes pelo corpo, mas todos estão ligados ao bem-estar e à saúde. Por isso, o ideal é apostar não apenas em uma fonte de antioxidantes, e sim variar o cardápio. O que, aliás, é uma dica preciosa para qualquer alimentação saudável!

 

Veja a seguir seis antioxidantes importantes e onde encontrá-los. A lista foi elaborada com o auxílio da nutricionista Clarissa Casale Duomo, especialista em nutrição funcional e graduada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp):

1) Betacaroteno

shutterstock_440493100

Onde encontrar: cenoura, abóbora, beterraba e damasco.
O que faz: Estudos mostram que ele pode proteger a pele contra os danos da exposição solar e ainda diminuir a oxidação do colesterol nos vasos sanguíneos. Essa oxidação abre espaço para a formação das placas de gordura que, mais tarde, estão associadas a doenças cardiovasculares.

 

2) Vitamina C 

shutterstock_289335989

Onde encontrar: acerola, caju, brócolis, caju, couve, laranja, limão, manga, melão, morango e outros.
O que faz: um dos antioxidantes conhecidos há mais tempo e mais poderosos. É fundamental para a manutenção das nossas defesas e também atua na síntese do colágeno, nutriente que mantém a pele firme e que é necessário para as articulações.

 

3) Vitamina E 

shutterstock_355672364

Onde encontrar: arroz integral, amêndoa, amendoim, castanha do Brasil, milho, semente de girassol.
O que faz: ela equilibra a presença dos radicais livres no organismo e tem propriedades anti-inflamatórias. Essa combinação faz com que o nutriente tenha ação comprovada pela ciência na prevenção de doenças cardiovasculares.

 

4) Ácido elágico

shutterstock_162297821

Onde encontrar: frutas vermelhas, nozes e romã.
O que faz: menos conhecido, esse nutriente também combate inflamações pelo corpo. Faz parte da categoria dos polifenois, compostos presentes nos vegetais que estão ganhando fama pelas suas vantagens para a saúde.

 

5) Licopeno 

shutterstock_223054372

Onde encontrar: tomate, melancia, goiaba.
O que faz: antioxidante que ganhou fama por prevenir alguns tipos de câncer. Uma das melhores fontes de licopeno é o extrato de tomate, pois ali ele está mais concentrado. Para aproveitar ainda mais suas vantagens, consuma com um pouco de azeite.

 

6) Zinco 

shutterstock_281102513

Onde encontrar: feijão, nozes e cereais integrais.
O que faz: grande aliado da imunidade, o mineral está presente em suplementos multivitamínicos, mas dá para obtê-lo ao comer o bom e velho feijão, que também carrega a dupla de antioxidantes cisteína e glutationa. O zinco também protege o cérebro de doenças neurodegenerativas.

 

Visite regularmente os profissionais de saúde e alimentação de sua confiança. Esse site possui conteúdo meramente orientativo e complementar.

3 ideias sobre “Saiba quais são as melhores fontes de antioxidantes

  1. Pingback: Saiba quais são as melhores fontes de antioxidantes – oLink.click

  2. Pingback: Saiba quais são as melhores fontes de antioxidantes – Maria Oliveira

  3. Pingback: Saiba quais são as melhores fontes de antioxidantes – 2BOX – A escolha certa para sua saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>