No Brasil estima-se que cerca de 4,8 milhões de pré-escolares sejam atingidos pela anemia, doença caracterizada pela diminuição dos glóbulos vermelhos do sangue.

O Nordeste é a região que apresenta os índices mais alarmantes de anemia entre crianças com menos de cinco anos e mulheres em idade fértil. Essa situação está vinculada ao problema de acesso a alimentos e de problemas na variedade da dieta.

Os altos índices de anemia e de doenças causadas pela deficiência de ácido fólico, na população brasileira, levaram o Ministério da Saúde e a Anvisa a tornar obrigatória a fortificação das farinhas de trigo e milho.

Desde julho de 2004, com a publicação da Resolução – RDC nº 344, de 13 de dezembro de 2002, tanto as farinhas de trigo e de milho vendidas diretamente ao consumidor, quanto àquelas utilizadas como matéria-prima pelas indústrias, na fabricação de outros produtos, tem que ser enriquecidas com ferro e ácido fólico.

Para o tratamento e prevenção da anemia, confira as dicas saudáveis da nutricionista Cristiane Lima:

Consuma alimentos ricos em vitamina C (fruta ou suco) como limão, laranja, caju, acerola, abacaxi, morango, goiaba, mamão, manga junto às principais refeições para aumentar a absorção do ferro.

Alimentos ricos em ferro: feijão, carne bovina, ovos, aves, peixes, ervilha, lentilha, grão de bico, soja, vegetais folhosos verde escuro (taioba, couve, espinafre, agrião), quiabo, jiló, beterraba, inhame, aveia, açúcar mascavo, melado, rapadura, ameixa preta e uva passa

Alimentos a serem evitados durante as refeições: chá preto, chá mate, café, refrigerantes do tipo cola

Não ingerir alimentos fontes de ferro junto com alimentos ricos em cálcio (leite, queijo, iogurte etc), pois competem na absorção

Ingerir fontes de vitamina C (frutas cítricas) junto com o medicamento (sulfato ferroso) para melhor absorção

Cristiane Lima – Nutricionista formada pela UNIFIL – Centro Universitário Filadélfia – com pós-graduação pela UGF – Universidade Gama Filho. Cristiane é especialista em nutrição esportiva e proprietária da clínica NutriCorpo em Goiânia. Perfil no twitter @nutricorpo contato: (62) 8431-2191