Pare de procrastinar: 5 motivos para praticar exercícios físicos

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Aliada a uma alimentação saudável, prática traz benefícios para a sua saúde física e mental

Manter bons hábitos alimentares é essencial para a saúde, mas igualmente importante é também a prática de exercícios físicos – e é por isso que este texto está aqui, em um site sobre alimentação.

Saiba quais são os benefícios de praticar exercícios físicos

 

Você já ouviu muitas vezes, nós sabemos, que se exercitar é fundamental e faz bem. Mas será que você sabe o por quê? Aqui estão cinco motivos para se esforçar, deixar a preguiça de canto e começar amanhã mesmo a se movimentar:

 1 – Ajuda a emagrecer

O primeiro motivo é o mais evidente. Quem tem o objetivo de reduzir medidas, não pode ficar parado. Os exercícios fazem o corpo gastar mais calorias – especialmente os aeróbicos, como correr, caminhar, andar de bike, pular corda, praticar natação.

Isso, é claro, funciona muito melhor aliado a uma alimentação balanceada e saudável se quiser emagrecer com saúde.

2 – Traz qualidade de vida

Manter a mesma rotina todos os dias pode ser cansativo com o passar do tempo, não é? Mas os exercícios podem ser um aliado nessa questão também.

Ao se exercitar, seu corpo recebe doses de endorfina – ela mesma, o “hormônio do prazer”, responsável por trazer uma sensação de bem-estar, aliviar dores, relaxar. A boa notícia é que mesmo que o exercício pareça chato no início, ao terminá-lo você com certeza se sentirá muito melhor.

E a dieta pode ajudar! Há também diversos alimentos que ajudam no bom humor.

3 – Combate a depressão

A ciência comprova: fazer exercícios pode auxiliar quem tem depressão a lutar contra a doença. Um estudo de 2011 do UT Southwestern Medical Center, nos Estados Unidos, analisou um grupo de pessoas de 18 a 70 anos que sofriam de depressão e não responderam bem ao uso de medicamentos. Quando elas começaram a se exercitar, o cenário mudou: 30% se curaram completamente e 20% apresentaram uma melhora considerável – e tudo isso em apenas 12 semanas.

A alimentação, mais uma vez, não pode ser ignorada. Um exemplo? Há diversos alimentos que amenizam a ansiedade.

Mas é bom reforçar: se você tem depressão, não deixe de procurar também ajuda profissional. Essa doença não é mimimi e merece toda a atenção e cuidado.

4 – Melhora o sistema cardiorrespiratório

Seu peito traz dois dos órgãos mais importantes do corpo: o coração e os pulmões. E, novamente, as atividades físicas também cuidam do bom funcionamento deles.

Conforme você se exercita, vai adquirindo mais fôlego e uma atividade cardíaca mais controlada. Malhar ajuda, inclusive, a controlar a hipertensão.

5 – Aumenta a disposição

Você pode pensar que encaixar os exercícios na sua rotina fará com que sinta mais cansaço, que isso poderá prejudicar seu rendimento no trabalho ou em casa – ledo engano.

Sentir um pouquinho de dor quando se abandona o sedentarismo é normal. Com o passar do tempo, a tendência é que o sintoma desapareça. Mas, é claro, conte com o acompanhamento de um profissional – seja um personal trainer, seja o professor de educação física na academia ou no grupo de corrida.

Acredite! Você terá ganhos para o corpo e para a mente. Veja abaixo algumas dicas do Ministério da Saúde para começar:

Infográfico do Ministério da Saúde sobre mudança de hábitos

Visite regularmente os profissionais de saúde e alimentação de sua confiança. Esse site possui conteúdo meramente orientativo e complementar.

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