O termo “superfrutas” pode parecer novo para muitas pessoas, mas as frutas em questão não. A expressão, dada há alguns anos quando o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) investigava a potência dos antioxidantes dos alimentos, é bastante utilizada na indústria de alimentos e bebidas. “Em geral, elas possuem alto valor nutricional por ser rica em nutrientes e propriedades antioxidantes, e assim promovem a saúde, além de possuírem um agradável sabor”, explica a nutricionista Juliana Tomandl Fontes.

Pedimos para a nutricionista selecionar quatro superfrutas que não podem faltar no cardápio. Confira e adote para uma alimentação saudável 😉

Gojiberry
Possui alto teor de proteínas de boa qualidade, sendo ótima para os vegetarianos. É a maior fonte de carotenóides conhecida, portanto, faz um bem danado aos olhos. Possui 500 vezes mais vitamina C que a laranja, sendo uma das fontes mais ricas conhecidas, assim, dá um “up” no sistema imunológico e um chega pra lá na gripe.

Romã
Boníssima para evitar as doenças do coração, inclusive a aterosclerose. Consegue também atuar na redução da pressão arterial, o que também contribui para a saúde do coração. Previne ou mesmo ameniza o desenvolvimento do câncer de próstata.

Blueberry
É uma das frutas com os níveis mais elevados de antioxidantes e esses fazem com que as células fiquem mais jovens, e assim, além de deixar a pele mais novinha e lisinha, previne-se doenças também, como o câncer e até o Alzheimer devido ao seu poder de aliviar o declínio cognitivo.

Açaí
É bem rico em fibras, sendo assim, é ótimo para quem tem algum problema intestinal, como prisão de ventre. Possui também beta-sitosterol, que ajuda a diminuir os níveis de colesterol. Até quem tem anemia pode se beneficiar dele devido à presença de ferro entre os seus nutrientes. Saiba mais sobre esse alimento.

Fonte: Juliana Tomandl Fontes, Nutricionista