A origem da laranja é controversa, relatos históricos situam as mais remotas plantações de laranjas há 2 mil anos em diversas regiões da Ásia.  A laranja atingiu a Europa na idade média depois de circular pela África e a região da península Arábica.

Os portugueses, na época dos descobrimentos, introduziram os diferentes tipos de frutos cítricos nas regiões em ocupação, observando a fácil adaptação climática e geológica. No Brasil, o início do plantio se fez nas regiões do Nordeste e Bahia, sendo depois conduzida a região Sul e Sudeste.

A utilização dos sucos cítricos, ricos em vitamina C, foi uma das maiores descobertas médicas dos navegadores, na prevenção e cura do escorbuto, causado pela falta dessa vitamina. A laranja é um alimento rico em vitaminas, principalmente a C e A, bem como antioxidantes (Flavonóides – Hesperidina) e minerais (Potássio, Fósforo, Cálcio e Magnésio)

Tipos de laranja consumidos no Brasil

Laranja Bahia – conhecida como laranja de umbigo, possui sabor adocicado, polpa suculenta e casca amarela intenso

Laranja da Terra -possui sabor ácido e polpa suculenta, muito utilizada para compotas e sucos, tamanho pequeno e forma achatada

Laranja Lima – possui teor reduzido de acidez, sabor doce intenso, casca amarelo claro e fina

Laranja seleta – fruta de tamanho médio ou grande, sabor adocicado, casca amarelo claro consumida ao natural ou em sucos

Laranja pera – suculenta, de tamanho pequeno, casca avermelhada, ideal para compotas e sucos

Laranja Barão – de tamanho médio, suculenta, utilizada em preparações culinárias, casca fina e lisa

Fonte das informações: Consultoria Oraculum – Inteligência em Nutrição 

Assista ao vídeo: Qual o melhor suco de laranja?