O poder da clara do ovo (e da gema também!)

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As claras têm se tornado protagonistas na alimentação de muitas pessoas – principalmente entre as que frequentam academias em busca de ganho de massa muscular. Se você está a procura desse objetivo, ou simplesmente adora ovos, esse texto é para você!

A nutricionista Roseli Lomele Rossi explica que a clara tem maior valor biológico. “A clara de ovo é uma fonte de proteína, a albumina, que contém aminoácidos muito importantes para o corpo”. Essas substâncias são responsáveis por ajudar na reconstrução muscular após treinos intensos, daí a sua fama. Embora a albumina seja produzida naturalmente pelo nosso corpo, a sua suplementação é muito comum e barata, já que está disponível em alimentos acessíveis como os ovos e o leite. “A clara possui 20% de proteína do ovo, o que é um valor realmente alto”, conta Roseli. “Além disso, quando consumimos a proteína temos uma saciedade maior, porque não alteramos a glicemia e é aí que está um dos segredos da clara”.

O poder das claras (e das gemas também)

Mas e a gema?

Embora a clara tenha ganhado os holofotes da mídia e seus benefícios despertem a atenção das pessoas, Roseli reforça: as gemas são muito nutritivas e também têm sua importância. “A gema possui vários antioxidantes, é uma excelente fonte de vitamina D e tem bastante ômega-3, que ajuda em doenças cardiovasculares”, lista a nutricionista. “A gema contribui para uma boa visão e melhora a imunidade. Ela também é ótima pra quem quer ter cabelo bonito e deseja ter unhas fortes”.

Desperdício, não!

Se mesmo com todos esses benefícios você optar por consumir somente as claras, se ligue nas dicas para evitar o desperdício do alimento:

Dica 1: compre claras pasteurizadas em caixinha , elas são seguras e práticas! Algumas opções são a Fleischeggs e a Maxxi Ovos, por exemplo.

 

Dica 2: aproveite as gemas em outras receitas. “Você pode fazer um mexido com a gema e vegetais, por exemplo, ou usar em massas, sopas, patês… Enfim, use a criatividade!”, incentiva Roseli.

 

Quantidade diária de consumo

A nutricionista recomenda duas claras por dia. “Você vai diversificar as proteínas durante o dia ingerindo outros alimentos, como as carnes”, explica.

Aliás, é preciso prestar atenção para não exagerar. “Tem gente que come até seis claras por dia”, ela aponta. “Isso pode trazer problemas de intolerância ao alimento devido ao consumo excessivo.  Se a pessoa fizer uma ingestão muito grande de proteína em geral, não só de clara, ela pode desenvolver uma sobrecarga renal”.

Além disso, evite consumir as claras cruas. “Quando você come o alimento cru, está se arriscando a contrair salmonella, um tipo de bactérias perigosas e responsáveis por intoxicação alimentar”, alerta a Roseli. O simples ato de cozinhar os ovos já previne essa encrenca.

Portanto, pegue leve e, na dúvida, consulte um nutricionista para que você tenha uma dieta segura e bem balanceada. ;)


 

Receita Prática & Saudável

Para ajudar, pedimos à Roseli algumas dicas de consumo das claras para que você consiga variar a sua alimentação. Clique aqui para aprender a preparar Claras Recheadas e Espaguete de Claras ao Sugo.


Fonte:

Dra. Roseli Lomele Rossi – CRN 2084 – Clínica Equilíbrio Nutricional

Nutricionista formada pelas Faculdades Integradas São Camilo (CRN 2084 /1983), com título de Especialista em Nutrição Clínica concedido pela ASBRAN – Associação Brasileira de Nutrição. Pós-Graduada nos cursos de especialização de Planejamento, Organização e Administração de Serviços de Alimentação; Fitoterapia Aplicada à Nutrição Funcional e Nutrição Ortomolecular com Extensão em Nutrigenômica. É Diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional e autora dos Livros: “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Infantis, “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Diet e Light Volumes I e II, Colaboradora do livro Nutrição Esportiva – Aspectos relacionados à suplementação nutricional e autora do Livro “As Melhores Receitas Light da Clínica Personal Diet”.

Visite regularmente os profissionais de saúde e alimentação de sua confiança. Esse site possui conteúdo meramente orientativo e complementar.

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