O futuro do leite: a evolução de uma das bebidas mais consumidas do mundo

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

shutterstock_793633060

Longa vida ao leite, que nos acompanha durante toda a vida e, depois do leite materno, vira nossa melhor fonte de cálcio e um jeito barato de obter diversos outros nutrientes importantes para a saúde. Como bom companheiro, ele não para de se modernizar para atender novas demandas e mais grupos da população.

No Dia Mundial do Leite, nós contamos para você alguns desses avanços e suas vantagens! Ah, e também damos um gostinho de como será o futuro da categoria.

 Leite proteico

Enriquecido com proteínas, ele chegou recentemente ao mercado como opção para quem precisa aumentar a ingestão diária desse nutriente. As proteínas do leite são importantes pois nos fornecem aminoácidos essenciais, moléculas que formam os músculos e atuam em vários processos do corpo. E isso não é bom apenas para quem pratica esportes, mas para todos.

Sem lactose

Até 50% da população tende a desenvolver intolerância à lactose, o “açúcar” do leite, conforme envelhece. Por outro lado, nós continuamos precisando de cálcio – e muito – para manter os ossos saudáveis. Pensando nisso, a categoria dos sem lactose está em expansão, e hoje inclui do clássico leite de caixinha ao creme de leite e queijos como o parmesão.

Turbinados

Alimentar-se bem é uma tendência mundial, e, graças a esse interesse por uma vida saudável, opções de bebidas lácteas recheadas com nutrientes específicos também despontaram nas prateleiras nos últimos anos. Com elas, é possível aumentar a ingesta de cálcio, fibras, vitaminas e minerais. Mas, para potencializar esse efeito, o ideal é conversar com seu médico ou nutricionista para saber de que nutriente você mais precisa.

Mais leites probióticos

A microbiota intestinal, conjunto de bactérias e outros bacilos que vivem em nosso intestino, ganhou destaque nos últimos anos por sua ação não só na imunidade, mas no peso e até no cérebro. Uma das maneiras de mantê-la em equilíbrio é caprichando no consumo de probióticos, produtos que contêm bactérias consideradas benéficas. A tendência é que, em um futuro próximo, cheguem ao mercado mais leites fermentados, com ações ainda mais específicas.

 

Visite regularmente os profissionais de saúde e alimentação de sua confiança. Esse site possui conteúdo meramente orientativo e complementar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>