Mitos e verdades sobre a água de coco

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Famosa por ser um isotônico natural, a água de coco também é a queridinha dos brasileiros. Além de fonte de sais minerais, a bebida contém baixo teor de açúcar, sódio e gordura, sendo uma boa opção para hidratar depois da atividade física.

Entrevistamos a nutricionista Carla Pelliciari para esclarecer alguns mitos e verdades sobre a água de coco. Tire suas dúvidas :)

água de coco_Stockfresh

Água de coco engorda? – Mito!

A água de coco não engorda, a bebida possui em torno de 19 Kcal por 100 ml, mas não pode ser substituto da água.

Água de coco ajuda na hidratação? – Verdade!

Ajuda muito na hidratação porque é um isotônico natural, ou seja, possui um bom conteúdo de minerais, principalmente sódio e potássio, que são semelhantes ao que perdemos no suor, além de fornecer carboidrato, que é facilmente absorvido, em torno de 8 gramas por 200 ml.

Água de coco é rica em sódio? – Mito!

A nutricionista esclarece que deve ser ingerida em quantidade moderada, principalmente, por indivíduos com pressão alta e com problemas renais. Lembre-se: a água de coco não deve substituir a água.

Água de coco faz bem para a saúde? – Verdade!

A bebida contém minerais essências para o bom funcionamento do organismo: cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, manganês e vitaminas importantes para a saúde da pele e imunidade: A, B1, B2, B5 e vitamina C, além de possuir a quantidade ideal recomendada de potássio: 250 mg.

Posso dar água de coco para meus filhos? – Verdade!

A água de coco é um excelente hidratante e repõe os eletrólitos perdidos no suor e urina. Ela é perfeita para o verão quando as atividades são ao ar livre e a temperatura é alta.


Nota dos editores:

Água de coco de caixinha faz mal?

A embalagem longa vida é uma forte aliada no consumo da água de coco. Nem sempre temos o coco natural em mãos e, depois de aberto o coco, sua água se torna rosa e perde o sabor em pouco tempo. Por isso, o rápido processamento é importante para evitar o desperdício e fazer com que a bebida continue sendo segura e saborosa.

O processo de ultrapasteurização (UHT) aquece o líquido a 140ºC por alguns segundos e elimina microorganismos potencialmente perigosos, mantendo propriedades naturais da água de coco. Depois disso, ela é envasada assepticamente nas caixinhas, que evitam seu contato com a luz e o ar. Assim, elas podem durar bastante tempo nas prateleiras, mesmo sem a adição de conservantes. :)

 

Saiba mais:

Tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia das bebidas em caixinha

Curiosidade: Qual a diferença entre a embalagem de caixinha longa vida e as outras?

Visite regularmente os profissionais de saúde e alimentação de sua confiança. Esse site possui conteúdo meramente orientativo e complementar.

4 ideias sobre “Mitos e verdades sobre a água de coco

  1. Eu tomo quase um litro de água de coco por dia, só que essa água é de caixinha, sera que estou fazendo isso errado? E ainda por cima tenho pressão alta.

    • Oi, Consuelita

      Um litro por dia pode ser excessivo, mesmo, considerando que você tem pressão alta. Que tal reduzir um pouquinho o consumo e procurar a orientação de um médico ou nutricionista? Assim você fica sabendo exatamente o que é melhor para a sua saúde. Nossa equipe é composta por jornalistas e tudo o que compartilhamos tem embasamento em entrevistas e pesquisas, mas nós não podemos fazer prescrições.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>