Muitas pessoas que buscam o emagrecimento se deparam com os alimentos termogênicos. Esses alimentos aceleram o organismo, aumentando o gasto calórico e, assim, auxiliam na perda de peso.

A nutricionista Juliana Tomandl Fontes explica que os termogênicos agem no sistema nervoso central. “Eles estimulam o estado de alerta e a concentração. Além de dar uma força na perda de peso, são positivos, por exemplo, para o rendimento profissional”, afirma.

Para que os alimentos termogênicos tenham efeito positivo, eles precisam ser utilizados com frequência e numa quantidade mínima. Segundo Juliana, “os termogênicos devem atuar como coadjuvantes de uma alimentação saudável para auxiliar no emagrecimento. Não dá para imaginar que se comer grandes quantidades desses alimentos a pessoa conseguirá emagrecer”.

Para facilitar a sua vida, a nutricionista listou os quatro principais alimentos termogênicos e algumas dicas para incluir em seu dia a dia. Confira!

Gengibre
É um alimento que aumenta em mais de 10% o gasto calórico. Pode ser colocado em saladas, na carne durante o cozimento ou mesmo algumas lascas em seu copo de água.

Canela
Pode ser colocada sobre o café, no iogurte, sobre as frutas ou em qualquer lugar que sua imaginação chegar!

Pimenta
Seja ela seca, in natura ou na forma de molho. Só precisa ser evitada por quem tem problemas gástricos.

Chá verde, chá branco, chá mate, chá vermelho e café são ricos em cafeína, que é estimulante do sistema nervoso central. Novamente, quem tem problemas gástricos deve evita-los.

Cuidados
Por serem estimuladores, esses alimentos podem desencadear dor de cabeça, tontura, insônia, aumento da pressão arterial e até problemas gastrointestinais. “Quem tem problemas no coração, também deve ter muito cuidado no consumo”,explica a nutricionista. O segredo é não exagerar!

Fonte entrevistada: Juliana Tomandl Fontes, nutricionista