Depois de uma longa e boa noite de sono, o corpo da criançada necessita ser reabastecido para mais um dia de estudo e diversão. A melhor maneira de começar bem o dia é com um café da manhã reforçado.

A falta dessa refeição pode provocar um aumento na obesidade infantil, na maioria dos casos. O café da manhã, principal refeição do dia, nutre pelo menos 1/4 das necessidades nutricionais das crianças. Quando os pequeninos não tomam um bom café da manhã, ficam sem energia e a vitalidade para o esforço físico e intelectual, que exigem as atividades escolares.

A nutricionista Giovana Arcuri deu algumas dicas importantes para os pais capricharem no café da manhã da garotada. Confira!

Os alimentos mais indicados são aqueles com fibras, pois ajudam no funcionamento do sistema gastrointestinal e fazem com que a sensação de saciedade seja mantida por mais tempo;

Para tornar o café da manhã em uma rotina gostosa, a nutricionista alerta para que os pais reúnam toda a família ao redor da mesa, isso pode trazer diversos benefícios, tanto para os próprios pais como para os filhos. Esse momento de convivência influencia ainda a formação do caráter e da personalidade da criança, que cresce equilibrada e segura, além de estimular a alimentação diversificada;

Outra dica importante é priorizar frutas, cereais, leite e derivados. A nutricionista ressalta ainda, que o primeiro contato com alguns alimentos pode não ser de bom experimento. É muito comum que alimentos e novas preparações sejam rejeitados pela criança no primeiro momento, mais isso não significa que estes itens devem ser retirados da sua dieta. Os alimentos, uma vez rejeitados, devem ser novamente oferecidos, ao longo de um tempo e em preparações diferentes, por até dez vezes à criança. Com o tempo, estes alimentos passarão a ser cada vez mais aceito por eles.

Atente para o leite! O alimento deve fazer parte da alimentação das crianças, pois são ricos em proteína de alto valor biológico, que beneficiam o crescimento e desenvolvimento delas. Por sua composição nutricional equilibrada e rica em cálcio, o leite ajuda no correto crescimento dos ossos e dentes, permitindo a construção de reservas necessárias para o futuro.

Giovanna Arcuri é Graduada em Nutrição – Faculdades Integradas São Camilo, Pós Graduada em Nutrição Pediátrica – Pelo Instituto da Criança ICR, vinculado ao Hospital das Clínicas e Pós Graduando em Nutrição Clinica de Alimentos Funcionais – VP. Mais informações no site  http://www.gionutri.com.br/