Segundo relatório publicado no American Journal of Clinical  Nutrition, metade das crianças e adultos do mundo tem níveis baixos de vitamina D e acredita-se que sua deficiência esteja relacionada ao desenvolvimento de diversas doenças, entre elas a obesidade, doenças renais, diabetes melitus tipo 2 e as doenças cardíacas.

A nutricionista Ana Beatriz Barella, RG Nutri, explica que existem duas maneiras de se obter a vitamina D, uma através de alimentos e outra por meio dos raios solares ultravioletas B que metabolizam a vitamina pela pele. “Atualmente, devido ao estilo de vida e perigo da exposição solar, a humanidade produz menos vitamina D cutânea. Por isso é fundamental procurar na alimentação ingerindo leite, por exemplo.”

O leite integral é fonte natural de vitamina D, e sua gordura facilita a absorção da vitamina pelo organismo, por isso é um aliado no combate a essa deficiência. Para melhor aproveitamento, a ingestão de leite deve fazer parte de uma alimentação balanceada diariamente. O acompanhamento e a correção na sua deficiência é indicado para a otimização à saúde dos ossos e da saúde geral. Outras fontes de vitamina D são basicamente: ovos e peixes.