Desde pequenas as crianças devem ter uma alimentação saudável e balanceada que atenda as necessidades diárias de acordo com sua faixa etária. A nutricionista Renata Esteves, da Clínica da Primeira Idade, preparou uma lista com alguns superalimentos que ajudam no desenvolvimento infantil e não podem faltar no cardápio dos pequeninos.

Segundo a especialista em nutrição clínica, a ingestão destes nutrientes básicos evitam malefícios como atraso no crescimento, dificuldade no ganho de peso, falta de concentração e dificuldade de aprendizado. “O ideal é que as crianças sigam uma dieta baseada nestes itens e uma rotina em casa. É preciso que elas tenham os horários bem definidos para todas as atividades: acordar, se alimentar, brincar, estudar, tomar banho, dormir, entre outras”, complementa Renata.

Feijão
O feijão é uma poderosa fonte de proteína, ferro não heme (não hemínico) que está presente também nos vegetais, leite e ovos, e fibras.

Vegetais amarelo-alaranjados
Alimentos como cenoura, abóbora, manga, mamão possuem grande concentração de vitamina A, previnem a cegueira noturna e auxiliam no desenvolvimento celular.

Vegetais verde-escuros
Fontes de vitamina A, C, ácido fólico e potássio, o espinafre, brócolis, couve, agrião, por exemplo, ajudam na contração muscular e no bom desempenho cerebral.

Carnes
Seja de boi, frango ou peixe, elas possuem alto teor de ferro heme (hemínico ou orgânico), só encontrado nestes alimentos, e zinco, que previnem anemia e ajudam na formação do sistema nervoso e circulatório.

Cereais
Itens como arroz branco e integral, aveia, massas, batatas, mandioca são fontes ricas de carboidratos complexos, ótimos para dar energia aos pequeninos.

Fígado
Rico em vitamina K, este alimento é responsável pelo processo de coagulação sanguínea.

Faz bem saber!
Alimentos ricos em cálcio também são importantes. Nesta fase, o nutriente ajuda no desenvolvimento, fundamental para ter um crescimento forte e saudável.