Como evitar a flatulência?

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+
Estamos tão habituados a observar nosso corpo por fora que não percebemos todos os mecanismos que ditam o seu bom funcionamento por dentro. Além dos órgãos e células próprias, existem cerca de 100 trilhões de microrganismos de milhares de espécies no corpo de um adulto saudável. Mas o qual o papel desses inquilinos?
As bactérias residentes no organismo auxiliam na digestão dos alimentos, proteção contra doenças e produção de vitaminas. No caso das bactérias localizadas no intestino grosso, há uma tarefa especial: processar o que não absorvemos, como fibras e celulose, desencadeando uma reação natural de fermentação, que produz as fezes e os gases.
Para manter tudo em ordem e evitar que as flatulências sejam muito recorrentes, é importante controlar o equilíbrio da flora intestinal. Ou seja, dá para ajudar os seus microrganismos a trabalharem melhor!
Desconforto abdominal causado por gases

O excesso de gases pode causar dor e desconforto abdominal

“Investir em uma alimentação variada, rica em fibras, frutas, verduras, legumes, grãos integrais, além de consumir fontes de probióticos regularmente, como iogurte e batata yacon, é um bom caminho para evitar flatulências. A água também é uma forte aliada,pois facilita o trânsito intestinal”, explica Livia Artico, nutricionista da consultoria Equilibrium.
Há quem direcione a culpa do excesso de gases a alguns alimentos como feijão e legumes. Os ingredientes, contudo, não devem ser considerados vilões, garante Livia. “Para que esses grãos (feijão, lentilha, soja, grão de bico, ervilhas) não causem desconforto basta deixá-los de molho por aproximadamente 8 horas e descartar a água antes de cozinhar”, acrescenta.
É importante lembrar que nem todas as pessoas sofrem esses efeitos. Cada um deve observar a sua própria tolerância. Alimentos que já vem cozidos, em embalagens de caixinha, também são boas alternativas.
Uma dica é apostar em chás digestivos, prontos para beber, intercalados com as refeições. Bebidas com gengibre, hortelã e erva-doce melhoram a digestão e amenizam esses sintomas.
Mas vale lembrar: os gases não estão relacionados apenas com o que você come. Aforma de se alimentar e o estilo de vida fazem muita diferença nas reações físicas.
“Realizar as refeições com calma, mastigando bem os alimentos e controlar a estabilidade emocional com atividade física e meditação ajuda bastante, pois o estresse muitas vezes desencadeia sintomas intestinais”, reforça Livia.
Para não restar dúvidas, resumimos algumas dicas para você seguir e comer sem culpa:
  • Consuma lactobacilos (alguns iogurtes e leites fermentados), que atuam beneficamente o intestino;
  • Aposte na erva-doce, canela, cardomomo e cominho, pois relaxam o aparelho digestivo;
  • Reserve um tempo tranquilo para as refeições. Engolir a comida com pressa, sem mastigar direito, faz com que o bolo alimentar chegue ao intestino sem a devida digestão;
  • Evite bebidas com gás;
  • Aumente a ingestão de fibras e beba bastante água;
  • Faça exercícios físicos, pois eles estimulam o funcionamento do intestino.

Visite regularmente os profissionais de saúde e alimentação de sua confiança. Esse site possui conteúdo meramente orientativo e complementar.

3 ideias sobre “Como evitar a flatulência?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>