Já falamos em outra ocasião aqui no blog sobre os alimentos funcionais. Relembrando, esses alimentos são aqueles que além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos à saúde. Esses alimentos são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas.

O tema foi destaque recentemente no site W Run e no blog da nutricionista Fernanda Granja. Aproveitamos para compartilhar com nossos leitores seis exemplos de alimentos funcionais, indicados pela nutricionista.  Ela aproveita para explicar a propriedade de cada um deles e como agem no organismo. Acompanhe os benefícios e adote os alimentos no seu dia a dia!

Azeite de Oliva – Rico em antioxidantes e ácidos graxos essenciais, o azeite promove efeito protetor sobre cânceres.

Tomate – Fonte de licopeno, que reduz a concentração de radicais livres, sendo um ótimo antioxidante para a pele, o tomate ainda pode prevenir câncer de próstata, mama e útero e o ataque cardíaco por impedir a oxidação do mau colesterol, o LDL. Vale ressaltar que essa ação é mais presente quando o tomate é aquecido e de preferência, orgânico para que seja livre de aditivos químicos.

Frutas roxas e vermelhas – Alimentos como as berries, morango, uva e açaí são ricos em flavonóides como as antocianinas. Elas possuem propriedades anti-carcinogênicas, anti-inflamatórias e antialérgicas.

Óleos vegetais – O óleo de borragem, gergelim e linhaça, por exemplo, são fontes de fitoesteróis que agem no intestino, diminuindo a absorção do colesterol. Além disso, agem auxiliando no controle de alguns hormônios sexuais como o estrógeno, amenizando os sintomas de TPM e menopausa.

Peixes de água fria – Peixes pequenos como sardinha, atum e salmão são ricos em ômega 3, outro ácido graxo essencial que possui efeito protetor contra doenças cardiovasculares, evita a formação de coágulos sanguíneos na parede arterial, diminui a pressão sanguínea, aumenta o HDL plasmático (colesterol bom), reduz o colesterol LDL (ruim), e pode diminuir a quantidade de triglicérides no sangue.

Cereais Integrais – Alimentos como arroz integral, gérmen de trigo o todo alimento com casca, possui a fibra insolúvel, que por não serem digeridos favorecem o bom funcionamento do intestino, sendo importante na redução de incidência de câncer de intestino e cólon.

Fernanda Granja é nutricionista clínica especializada em nutrição funcional, nutrição pediátrica e fisiologia do exercício. Contato: (11) 3628-4530 – twitter @fegranja