De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, 30% das mulheres queixam-se de sintomas típicos da tensão pré-menstrual, a famosa TPM.  Inchaço, dor de cabeça, ansiedade, agressividade, depressão e descontrole emocional, são alguns dos desconfortos que podem aparecer durante esse período.

A nutricionista Maria Fernanda Villagelin explica “Esses sintomas podem indicar um desequilíbrio orgânico: o corpo está enviando sinais de que está faltando nutrientes. O consumo desses nutrientes pode ajudar na prevenção e/ou redução do mal estar.”

Confira a seleção, elaborada pela nutricionista, com alimentos que podem e devem ser consumidos nesse período.

Gorduras poliinsaturadas: ajudam a combater a inflamação. Consuma oleaginosas, como as nozes e castanhas nos lanches da tarde

Ácido Gama Linolênico (GLA) : seu papel é atenuar os sintomas de TPM, incluindo alterações de humor, inchaço e dor nas mamas. É encontrado nas cápsulas de óleo de borragem e prímula.

Ômega 3: possui ação antiinflamatória, ajudando na redução de cólicas e retenção de líquidos. Tem ação, ainda, no sistema nervoso, melhorando o humor e depressão, sintomas comuns nesse período. Excelentes fontes de ômega 3 são a semente de chia, de linhaça e o óleo de peixe.

Cálcio: nutriente que atua na regulação hormonal, contribuindo para melhora dos sintomas apresentados na TPM, como a retenção de líquidos, reduzindo o inchaço; as cólicas, os desejos por doces e a depressão. Pode melhorar a fadiga, alterações de apetite e depressão. Boas fontes de cálcio: leite, oleaginosas, semente de gergelim e os vegetais verde escuros em geral.

Vitamina D: outro nutriente que pode amenizar os sintomas apresentados nesta fase, por favorecer a absorção de cálcio pelo organismo. A vitamina D é encontrada na gema de ovo, manteiga, cápsulas de óleo de fígado de bacalhau, salmão e atum.

Magnésio: ajuda a relaxar a musculatura, diminuir o inchaço, as dores de cabeça e a vontade de comer doces. Boas fontes desse mineral são a aveia, semente de abóbora, oleaginosas, semente de girassol, vegetais verde escuros, cacau.

Dica da nutricionista
Consuma pela manhã 1 copo de suco verde batido com folhas frescas de hortelã, água de coco, maçã e semente de chia.

Fonte: Maria Fernanda Villagelin / CRN3 14062