Alimentos para uma boa noite de sono

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Estudo publicado na última edição da revista científica “Appetite”, elaborado pela equipe do departamento de medicina do sono na Universidade da Pensilvânia, sugere que o consumo de certos alimentos antioxidantes pode ajudar a dormir mais horas.

Segundo a pesquisa, as substâncias ingeridas em maior quantidade pelas pessoas que dormem de sete a oito horas em relação aos que dormem seis ou menos horas por dia são os antioxidantes – desde sempre associados à prevenção de doenças, mas nunca antes considerados facilitadores do sono.

Os destaques foram o licopeno (responsável por dar cor ao tomate), a luteína (pigmento responsável pelo tom amarelo-alaranjado de alimentos como gema de ovo e milho), o mineral selênio, a vitamina C e a teobromina, um componente químico do cacau.

Durma Bem
Vitamina C – reforça o sistema de defesa do corpo e ajuda na absorção de outros micronutrientes, como o cálcio. Presente em frutas de cor laranja e vermelha. Saiba mais sobre essa vitamina

Licopeno – presente em vegetais vermelhos. É melhor absorvido em forma de molhos ou sucos. Aproveite para saber sobre os benefícios do tomate

Selênio – o mineral ajuda a produzir enzimas antioxidantes e eliminar toxinas. Boas fontes: castanha-do-pará, frutas secas, peixes e frutos do mar.

Luteína e Zeaxantina – Carotenoides responsáveis pelas cores laranja, vermelha ou amarela dos alimentos, ajudam na síntese da vitamina A. Boas fontes: gema de ovo, milho e vegetais verdes-escuros.

Você sabia?
Tomar algo quente é reconfortante e uma pequena quantidade de carboidrato aumenta a sensação de bem-estar. Leite e mel têm triptofano, que ajuda a produzir melatonina (hormônio do sono).

Fonte: Matéria publicada na Folha de S. Paulo

Visite regularmente os profissionais de saúde e alimentação de sua confiança. Esse site possui conteúdo meramente orientativo e complementar.

6 ideias sobre “Alimentos para uma boa noite de sono

  1. Muito bom ter sites que nos deem tantas informações e nos oriente a ter uma alimentação mais saudável. Sofro de insônia, depressão e cheguei a ter crises de pânico e estou me equilibrando com os alimentos saudáveis. Peço mais informações sobre alimentação para quem está passando por estas enfermidades. Desde já agradeço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>