A super fruta cranberry

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Aliar alto valor nutritivo, sabor e prevenção de infecções urinárias, muito comum em mulheres, é o grande trunfo do cranberry, ou oxicoco, em português. A fruta é comum em países do hemisfério norte, como os EUA, mas pode ser encontrada no Brasil tanto na forma seca como suco, essa última sendo mais comum.

A nutricionista Juliana Tomandl Fontes conta que o cranberry tem uma propriedade capaz de inibir a adesão e proliferação das bactérias na bexiga e na uretra, especialmente a Escherichia coli, causadora de 75% dos casos desse tipo de infecção no trato urinário. Segundo Juliana, a fruta ainda é rica em “vitaminas C, K e A, fibra e manganês, mas possui também magnésio, potássio, fósforo e cálcio. Ela também é pouco calórica, pois a cada 100g da fruta in natura, só tem 46 calorias”, completa.

Para prevenir e também tratar infecções urinárias, o suco pode funcionar muito bem. A nutricionista afirma que 250 ml por dia ajudam no tratamento, e depois uma vez por semana para prevenção por pelo menos um mês.

Aproveite e confira a receita do coquetel com cranberry.

Fonte entrevistada: Juliana Tomandl

Visite regularmente os profissionais de saúde e alimentação de sua confiança. Esse site possui conteúdo meramente orientativo e complementar.

16 ideias sobre “A super fruta cranberry

  1. em nenhum site dos quais pesquisei não encontrei a QUANTIDADE que deve ser usada para fazer suco de cranberry ou comer a fruta, apenas a quantidades em ml que deve ser consumido ao dia.
    Vocês podem me informar quanto uso para fazer suco e quanto devo comer da fruta diariamente e por quanto tempo para combater infecção urinária?
    obrigada!

    • Olá Andreia, a recomendação da nutricionista Juliana Tomandl Flores é ingerir cerca de 250 ml (um copo americano tem 200 ml) por dia e, depois, para prevenção, ao menos uma vez por semana por, pelo menos, um mês.

    • Olá Luciana, recomendamos você procurar a orientação de um profissional. Abraços

  2. Boa tarde,
    Minha nutricionista recomendou 8 frutinhas ao longo do dia, mais que isso pode provocar diarreia leve.

  3. Bom dia! Quantas frutas secas de Cranberry posso comer por dia? Faço uso delas a cerca de 2 anos e nunca mais tive problemas com infeções urinárias! Super recomendo! Maravilhosa a tua matéria! Obg

    • Olá Marjana, sobre a recomendação, sugerimos você procurar a orientação de uma nutricionista ;)

      • Os médicos (consultamos três deles) não especificam qual deve ser a quantidade diária da fruta desidratada. Só indicam a forma de suco, sugerindo um copo por dia. Ocorre que o suco contém açúcar, além dos produtos químicos regularmente usados. Por recomendação de nutricionista, minha esposa está consumindo cinco frutinhas pela manhã e outras cinco à noite. Há mais de três anos terminaram as suas infecções urinárias, que eram frequente. Sobre o lugar onde comprar, o melhor preço que tenho encontrado é no Supermercado Zona Sul. Fraterno abraço a todos os leitores. Muita Paz.

        • Agradecemos a dica, Adolpho! :)
          Quanto aos sucos, há opções no mercado com 100% de fruta e sem adição de açúcar e conservantes – é preciso atentar aos rótulos.

  4. TENHO SEMPRE INFECÇÃO URINÁRIA, JÁ CANSEI DE TOMAR ANTIBIÓTICOS, SOU CASADA HÁ 40 ANOS, DESDE SOLTEIRA TIVE CISTITE. CANSEI DE ME CONSULTAR COM UROLOGISTAS, AGORA DESCOBRIRAM QUE TENHO BEXIGA HIPERATIVA!!! SOUBE DO CRAMBERRY ESSA FRUTINHA MILAGROSA, COMPREI A SECA. GOSTARIA DE SABER QUANTAS FRUTINHAS COMO POR DIA? MUITO OBRIGADA, FIQUE COM DEUS!!!

    • Oi, Aldemira!

      Essas recomendações específicas devem ser feitas diretamente por um médico especialista, que poderá acompanhar exatamente como está sua saúde e o que deve ser mais adequado para você, tudo bem?

      Um abraço,

      Equipe de Comunicação da Nutrição Prática & Saudável

  5. É realmente as pessoas só falam em 250 ml, sendo que a maioria usa in natura pois é mais barato e pratico, e ninguém diz qual é a quantidade para comer diariamente.
    Já vi comentários de 8 frutinhas, outros 06 frutinhas, ou 05 de manhã e 05 a noite. Enfim qual é a porção correta.

    • Oi, Julio

      Orientações específicas devem sempre ser feitas por um profissional especializado, que acompanhe seu estado de saúde e saiba o que será melhor para você. :)

      Um abraço,

      Equipe de Comunicação da Nutrição Prática & Saudável

    • Oi, Ana Paula

      Recomendamos que você consulte diretamente um médico ou nutricionista para esclarecer essa questão. Inclusive, é importante perguntar qual a quantidade diária que você deve ingerir do suco. O excesso pode causar mal estar.

      Um abraço,

      Equipe de Comunicação da Nutrição Prática & Saudável

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>