A importância da hidratação no verão

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Segundo estudo divulgado pelo serviço britânico de meteorologia, o Met Office, 2016 pode ser um dos anos mais quentes desde 1850. Com todo esse calor, é importante se preocupar com a hidratação correta do corpo, que precisa de mais líquido para manter a temperatura adequada.

Segundo Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria, o aumento de temperatura ocasiona um aumento da transpiração com perda de água e minerais. Durante os dias mais quentes deve-se aumentar a ingestão de líquidos como a água para níveis acima do recomendado em situações normais evitando o risco de desidratação, que pode causar cansaço, dor de cabeça, desregulação do trânsito intestinal, tonturas entre outros.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo mínimo diário de dois litros de água para a manutenção do corpo hidratado e saudável, o que equivale a de oito a dez copos ao dia. Para as crianças esta quantidade é um pouco menor, de quatro a seis copos ao dia.

Para a hidratação, além da água pode-se ingerir sucos, chás gelados e a água de coco. A água de coco é muito interessante uma vez que sua composição é semelhante à dos líquidos corporais, contribuindo para a hidratação e para a reposição de minerais como o potássio, geralmente perdido pela transpiração, explica a nutricionista.

Sendo assim a boa hidratação é fator fundamental para que todas as funções sejam desempenhadas de maneira adequada.

5 dicas para estimular a hidratação das crianças

Ofereça frequentemente líquidos para as crianças mesmo que elas não peçam.

Para estimular a hidratação dos pequenos, use copos atrativos e canudos coloridos;

Faça cubinhos de suco de fruta ou água de coco para incrementar as bebidas;

Aromatize a água com gotas de limão ou folhas de hortelã para ficar mais refrescante;

Ofereça água de coco, uma vez que ela agrega minerais importantes que são perdidos pela transpiração como o potássio. Sucos e chás também são boas opções.

Visite regularmente os profissionais de saúde e alimentação de sua confiança. Esse site possui conteúdo meramente orientativo e complementar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>