Emagrecer é o desejo de muita gente. Mas, como já falamos, não existem fórmulas mágicas para alcançar esse objetivo. Para que a sua saúde seja preservada, é preciso determinação e consciência de que emagrecer é resultado de bons hábitos alimentares e prática de exercícios físicos. Para dar uma mãozinha, a endocrinologista Emanuela Cavalari, do Alta Medicina Diagnóstica, traz cinco recomendações essenciais:

1. Hidratação sempre!

“É muito importante dar intervalos no exercício para repor o equilíbrio hidroeletrolítico do corpo com água mineral ou água de coco”, explica Emanuela. Isso vale especialmente em dias mais quentes. Mas, quer você esteja na academia ou fora dela, tenha sempre consigo acesso fácil aos líquidos. Uma dica? Caixinhas de suco 100% ou água de coco.

2. Cuidado com o Sol

Esta vale especialmente para os adeptos de atividades ao ar livre – ótimas opções são caminhadas em parques, corridas na orla da praia ou, para os mais aventureiros, trilhas em florestas ou montanhas, aliás. Até as 10 horas e após as 16h, a temperatura tende a ser mais amena, ideal para praticar esportes. “Deve-se usar protetor solar, bonés, chapéus e roupas leves, principalmente aquelas feitas de material com proteção de raios ultravioleta”, afirma a profissional.

3. Conheça seus carboidratos

Para os exercícios aeróbicos de duração prolongada (mais que 60 minutos), a dica da especialista é consumir carboidratos de alta absorção durante o treino, conforme a necessidade, mantendo, assim, os estoques musculares de glicogênio – principal reserva energética das células. A maltodextrina, a sacarose e a maltose são algumas opções de carboidratos com absorção rápida, mas seu uso deve ser avaliado e indicado por um médico ou nutricionista, respeitando as necessidades de cada um.

Dica: clique aqui para saber mais sobre como os carboidratos funcionam e aqui para conferir uma lista de alimentos ricos em carboidratos de absorção rápida ou lenta.

4. Coma leve

Para nós, brasileiros, os dias quentes não são exclusividade do verão. E, em termos de alimentação, eles combinam com a ingestão de pratos mais leves, como saladas e legumes. Com pouco valor calórico e altamente nutritivos, os alimentos ajudam a saciar a fome de forma refrescante. Os apaixonados por doces, podem mudar a estratégia: frutas como melancia, mamão e abacaxi são ótimas opções de sobremesa no lugar de bolos e chocolates.

“Devemos evitar alimentos de difícil digestão (como feijoada, carnes gordurosas e frituras em geral), que, além de geralmente promoverem maior indisposição, também não suprem adequadamente a quantidade de sais minerais e de líquidos perdidos mais intensamente em altas temperaturas”, alerta a médica.

5. Álcool em moderação

Segundo Emanuela, “além de ser calórico, o álcool também contribui para a desidratação. Se ainda assim optar por consumi-lo, a dica é intercalar a bebida alcoólica com pelo menos um copo d’água”.

Reeducação alimentar, exercício físico e mudança de comportamento continuam sendo a receita de sucesso para a perda de peso eficaz e saudável. “Portanto, procure iniciar uma atividade física, se alimentar de forma mais saudável, ter boas horas de sono e beber bastante água durante o ano todo. Afinal, sempre é tempo de se cuidar”, aconselha a endocrinologista.

 

Fonte: Emanuela Cavalari | endocrinologista no Alta Medicina Diagnóstica