5 alimentos que amenizam os sintomas da TPM

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

tpm

A tensão pré-menstrual pode se manifestar de maneiras diferentes, da dor de cabeça às mudanças repentinas no humor. A boa notícia é que todos os tipos desse incômodo podem ser aliviados com o cardápio correto. Veja abaixo a seleção de alimentos que ajudam a amenizar os sintomas deste período, mas já adiantamos que o cuidado é permanente.

“Uma alimentação rica em gordura e açúcar o mês todo aumenta as chances de ter sintomas como irritabilidade e instabilidade emocional”, aponta Letícia Mendes, nutricionista da Estima Nutrição, em São Paulo. Isso porque essas substâncias desequilibram nossa microbiota intestinal, as bactérias que vivem em nosso intestino e estão ligadas ao humor e bem-estar geral.

Aveia

Ela tem fibras que fazem bem para a microbiota e, mais que isso, contém triptofano, substância que participa da síntese de serotonina, neurotransmissor importante para o bem-estar e que pode contribuir para diminuir o mau humor. Banana e leite são outras fontes desse micronutriente.

Peixes

São ricos em vitamina B2 e tirosina, que também estão envolvidos no funcionamento da serotonina e de outros neurotransmissores envolvidos no humor diário. Sardinha e salmão se destacam por carregarem boas doses de ômega 3, gordura relacionada à saúde mental e com ação anti-inflamatória.

Chocolate amargo

Ele mata dois coelhos com uma cajadada só: aplaca a vontade de comer doces e ainda contém triptofano e polifenóis que reduzem os sintomas depressivos e dão disposição. Mas, para só aproveitar seus benefícios, o ideal é consumir no máximo dois quadradinhos ao dia, e, quanto maior a porcentagem de cacau, melhor.

Azeite

O destaque aqui vai para a vitamina E, também presente no espinafre, amêndoas e outros óleos vegetais. Esse nutriente ajuda a reduzir o incômodo nos seios e a retenção hídrica que provoca inchaço generalizado – uma das queixas mais comuns nesses dias.

Abacaxi

Outro aliado contra a retenção hídrica pois tem efeito diurético. Ou seja, trabalha com o corpo para eliminar o excesso de líquidos. A dica da nutricionista é bater junto com couve para criar um suco verde que potencializa esse efeito.

Visite regularmente os profissionais de saúde e alimentação de sua confiança. Esse site possui conteúdo meramente orientativo e complementar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>